Gilda de Abreu

Estado civil

Atividades Roteirista, Diretora, Atriz
Nacionalidade
Francesa
Nascimento 23 de setembro de 1904 (Paris, França)
Morte 4 de junho de 1979 aos 74 anos de idades

Biografia

Gilda de Abreu foi uma cineasta, atriz, cantora, escritora e radialista franco-brasileira. Nasceu em Paris, quando os pais ali passavam férias, sendo registrada no Consulado Brasileiro. Filha de artistas, estudou canto com a mãe, Nicia Silva, formando-se no Instituto Nacional de Música. Como cantora fez concertos e se apresentou em festas de caridade.

Antes de se tornar diretora trabalhou como atriz, romancista, autora teatral e de rádio-novelas. Em 1933 fez sua estreia no Teatro Recreio com a peça musicada "A Canção Brasileira", de Luiz Iglesias e Miguel Santos. Na sequência, "A Casa Branca", de Freire Junior; "A Cantora do Rádio", de Miguel Santos; e "Jurity", de Viriato Correia e Chiquinha Gonzaga. Nessa época conheceu o cantor Vicente Celestino, com quem se casou em 1933 e formou uma companhia, percorrendo todo o país.

Em 1934 cantou no espetáculo "Lúcia de Lammermmor", de Gaetano Donizetti, no Teatro João Caetano, no Rio. E em 1946 estreou como diretora no filme O Ébrio, ao lado do seu marido. O filme foi um estrondoso sucesso de público, consagrando-a. Fez ao todo 6 filmes, 3 como atriz e 3 como diretora. Na década de 70 dedicou-se ao CANS, Cultura Artística Nicia Silva, entidade que fundou em homenagem à mãe.

Primeiras aparições nas telas

Pôster de Bonequinha de Seda
Bonequinha de Seda
26 de outubro de 1936
Pôster de O Ébrio
O Ébrio
28 de agosto de 1946
Pôster de Um Pinguinho de Gente
Um Pinguinho de Gente
2 de outubro de 1949

Carreira em destaque

19
Tempos de carreira
0
Premiação
3
filmes
0
Series
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favorito

Drama : 78 %
Comédia : 11 %
Biopic : 11 %

No AdoroCinema:

0
Vídeo
2
Imagens
0
Notícias

Trabalhou bastante com

foto de Antonia Marzullo
Antonia Marzullo
2 filmes
Um Pinguinho de Gente (1949), O Ébrio (1946)
foto de Manoel Rocha
Manoel Rocha
2 filmes
Um Pinguinho de Gente (1949), O Ébrio (1946)
foto de Déa Selva
1 filme
Bonequinha de Seda (1936)
foto de Maria Costa
1 filme
Um Pinguinho de Gente (1949)
Bonequinha de Seda (1936)
O Ébrio (1946)
foto de Roberto Duval
1 filme
Um Pinguinho de Gente (1949)
Um Pinguinho de Gente (1949)
Um Pinguinho de Gente (1949)
foto de Manoel Vieira
1 filme
O Ébrio (1946)
Bonequinha de Seda (1936)
foto de Wilson Porto
1 filme
Bonequinha de Seda (1936)
Um Pinguinho de Gente (1949)
foto de Vera Nunes
1 filme
Um Pinguinho de Gente (1949)
Um Pinguinho de Gente (1949)