Estado civil

Atividades Diretor, Roteirista, Montador
Nome de nascimento

David Abelevich Kaufman

Nacionalidade
Russo
Morte 12 de fevereiro de 1954 aos 58 anos de idades

Biografia

Dziga Vertov, pseudônimo de Denis Arkadyevich Kaufman, foi um diretor e roteirista soviético, nascido no Império Russo (agora Polônia), conhecido por Um Homem com uma Câmera (1929), Réquiem a Lenin (1934) e Shestaya chast mira (1926). Ele era casado com Elizaveta Svilova e morreu em 12 de fevereiro de 1954 em Moscou, URSS (agora Rússia).

Dziga acreditava na teoria kino-glaz (“olho de filme”), de que a câmera é um instrumento, muito parecido com o olho humano, que é melhor usado para explorar os acontecimentos reais da vida real. O cineasta teve um impacto internacional no desenvolvimento de documentários e cinema de realismo na década de 1920. Ele tentou criar uma linguagem única do cinema, livre de influência teatral e encenação artificial de estúdio. Como cinegrafista de cinejornais durante a Guerra Civil Russa, Vertov filmou eventos que foram a base para filmes factuais como Godovshchina revolyutsii (1919; O aniversário da Revolução de Outubro) e Boi pod Tsaritsynom (1920; Batalha de Tsaritsyn). Aos 22 anos, ele era o diretor de um departamento de cinema do governo.

No ano seguinte, ele formou o Kinoki (o Film-Eye Group), que posteriormente emitiu uma série de manifestos contra o teatralismo em filmes e em apoio à teoria do filme-olho de Vertov. Em 1922, o grupo, liderado por Vertov, iniciou um cinejornal semanal chamado Kino-pravda (“Cinema Verdade”) que integrava criativamente material factual recém-filmado e imagens de notícias mais antigas.

Primeiras aparições nas telas

Pôster de A História da Guerra Civil
A História da Guerra Civil
Data de lançamento desconhecida
Pôster de Um Homem com uma Câmera
Um Homem com uma Câmera
28 de setembro de 2005

Carreira em destaque

8
Tempos de carreira
0
Premiação
3
filmes
0
Series
0
Indicação
0
Filme

No AdoroCinema:

Trabalhou bastante com