Minha conta
    Alain Delon

    Estado civil

    Atividades Ator , Produtor
    Nome de nascimento

    Alain Fabien Maurice Marcel Delon

    Nacionalidades
    Francês,
    Suiço
    Nascimento 8 de novembro de 1935 (Sceaux, Haus-de-Seine, França)
    Idade
    88 anos

    Biografia

    Alain Delon é ator e cineasta francês, também conhecido como um dos maiores sex symbols da década de 1960-70, atuando em uma variedade de filmes, dos quais muitos são famosos, como: Rocco e Seus Irmãos e O Samurai

    Delon nasceu em Sceaux. Seus pais, Edith e Fabien Delon, se divorciaram quando Delon tinha quatro anos. Ambos se casaram novamente e, como resultado, Delon tem uma meia-irmã e dois meio-irmãos. Quando seus pais se divorciaram, Delon foi enviado para morar com pais adotivos; depois que os pais adotivos morreram, os pais biológicos de Delon assumiram a guarda compartilhada dele, mas o arranjo se mostrou insatisfatório. Ele freqüentou um internato católico, a primeira de várias escolas das quais foi expulso por causa de comportamento indisciplinado. Delon deixou a escola aos 14 anos e trabalhou por um breve período no açougue de seu padrasto. Ele se alistou na Marinha Francesa três anos depois, aos 17 anos, e durante 1953-1954 serviu como fuzileiro naval na Primeira Guerra da Indochina.

    Em 1956, depois de ser dispensado desonrosamente da marinha, Delon retornou à França. Ele passou um tempo trabalhando como garçom, porteiro, secretário e assistente de vendas. Durante esse tempo, tornou-se amigo da atriz Brigitte Auber e juntou-se a ela em uma viagem ao Festival de Cinema de Cannes, onde sua carreira cinematográfica começaria.

    Em Cannes, Delon foi visto por um caçador de talentos de David O. Selznick. Após um teste de tela, Selznick lhe ofereceu um contrato, desde que ele aprendesse inglês. Delon voltou a Paris para estudar o idioma, mas quando conheceu o diretor francês Yves Allégret, ficou convencido de que deveria ficar na França para começar sua carreira. Ele então cancelou o contrato com Selznick e assinou com Allégret lhe deu sua estréia no filme com Edwige Feuillère, Quand la femme s'en mêle (1957) e depois Basta Ser Bonita (1958), que contou com um jovem Jean-Paul Belmondo. Ele então recebeu seu primeiro papel principal, no romance de época Christine (1958), baseado em um romance de Arthur Schnitzler. O filme foi o décimo sétimo filme mais popular nas bilheterias francesas naquele ano.

    Delon foi dado o papel principal na comédia Women Are Weak (1959). Este foi um grande sucesso na França e foi o primeiro dos filmes de Delon a ser visto nos Estados Unidos. Ao fazer a divulgação do longa nos EUA, Delon acabou fazendo amizade com o gângster Vojislav Stanimirovic.

    Em 1960, ele apareceu em O Sol Por Testemunha, de René Clément, baseado no romance de Patricia Highsmith, The Talented Mr. Ripley. Ele então fez o papel principal em Rocco e Seus Irmãos (1960), de Luchino Visconti.

    Em 1961, Delon fez sua estréia nos palcos de teatro. Seu nome já era mundialmente conhecido e então esgotando todos os ingressos para a peça. 

    Anos depois ele foi abordado pela MGM, onde consgeuiu sentir o gostinho de produzir um longa, mas acabou não gostando e então assinou um contrato de cinco filmes com a produtora. 

    Mas apesar de assinar o contrato com a gigante de Hollywood, Delon, apesar de seus esforços, nunca conseguiu o público nos EUA, se esforçando a tirar seu sotaque francês para interpretar todos os tipos de personagens, Delon nunca atingiu o objetivo de encantar a população estadounidense. Apesar de tudo, Delon conseguiu fama por toda Europa e Japão.

    Enquanto fazia o thriller de 1969, A Piscina, com Romy Schneider, o amigo e guarda-costas de Delon, Stevan Marković, foi encontrado assassinado em um depósito de lixo perto de Paris. A investigação policial revelou alegações de festas sexuais envolvendo celebridades como Delon e membros do governo, incluindo o futuro primeiro-ministro francês Georges Pompidou, cuja esposa, Claude Pompidou, foi supostamente o foco de uma série de fotos comprometedoras em uma dessas festas. O chefe do crime corso François Marcantoni, amigo de Delon, era suspeito de envolvimento. O caso ganhou notoriedade em toda a França e na imprensa francesa como o "caso Marković". 

    Contudo, seu envolvimento com o "caso Marković" fez com que seus filmes de gângsters ficassem ainda mais famosos. 

    Entre 1970-80, o ator continua a se esforçar para encantar o público estadounidense, mas sem muito sucesso, tanto em sua atuação quando no boxoffice dos filmes que participava.

    Teerã 43 (1981) foi uma mudança total. Na produção soviética, ele co-estrelou com Claude JadeCurd Jürgens em um papel co-estrelando ao lado de atores russos. Em seguida, voltou aos filmes de  crime. O último grande papel de Delon foi em Une chance sur deux, de Patrice Leconte, em 1998, outra decepção nas bilheterias. Delon anunciou sua decisão de desistir de atuar em 1997, embora ocasionalmente aceitava alguns papéis.

    Delon adquiriu a cidadania suíça em 1999. Ele reside em Chêne-Bougeries.

    Após decidir parar de atuar em filmes, em 2001 Delon foi para a televisão. Lá estrelou o drama de televisão francês Fabio Montale. Ele interpretou um policial idoso vestido com roupas elegantes, um papel "assinatura Delon" para o público. Nessa época, ele interpretou principalmente papéis em filmes de TV e também desempenhou alguns papéis no palco francês.

    Em abril de 2019, aos 83 anos, Delon lançou o single Je n'aime que toi, composta por Rick Allison e Julia Paris. Já em 1973, Delon fez um grande sucesso internacional fazendo um dueto com a cantora egípcia-francesa Dalida na música Paroles...paroles. Em 1983, ele colaborou com Shirley Bassey no hit internacional Thought I'd ring you.

    No Festival de Cinema de Cannes de 2019, Delon recebeu uma Palma de Ouro honorária por sua longa carreira no cinema. Houve muita controvérsia em torno de Delon receber este prêmio por causa das supostas atitudes que teve com mulheres durante sua carreira e em sua vida privada.

    Em 2022, o filho do ator, Anthony, confirmou via um post no Instagram que seu pai estava se preparando para um suicídio assistido, que é permitido na Suíça, atual país em que o ator mora. Segundo o próprio ator, ele estaria cansado da vida e da velhice, já que sofreu dois AVCs, o qual o deixaram bem debilitado. Delon, portanto, não seria o único de sua família que escolheria o caminho, já que sua ex-mulher, Natalhie Delon também escolheu o caminho enquanto batalhava um câncer. 

    Primeiras aparições nas telas

    Rocco e seus Irmãos
    Rocco e seus Irmãos
    1960
    O Sol por Testemunha
    O Sol por Testemunha
    Data de lançamento desconhecida

    Seus melhores filmes e séries

    O Leopardo
    O Leopardo
    1963
    O Sol por Testemunha
    O Sol por Testemunha
    1960
    Rocco e seus Irmãos
    Rocco e seus Irmãos
    1960

    Carreira em destaque

    50
    Tempos de carreira
    0
    Premiação
    91
    filmes
    2
    Series
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favorito

    Drama : 43 %
    Policial : 23 %
    Suspense : 20 %
    Comédia : 13 %

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    231
    Imagens
    5
    Notícias

    Trabalhou bastante com

    Romy Schneider
    Romy Schneider
    4 filmes
    O Assassinato de Trotsky (1971), A Piscina (1969), L'Amour à la Mer (1962), O Sol por Testemunha (1960)
    René Clément
    René Clément
    3 filmes
    Paris Está em Chamas? (1966), Jaula Amorosa (1964), O Sol por Testemunha (1960)
    Jean-Paul Belmondo
    Jean-Paul Belmondo
    3 filmes
    As Cento e Uma Noites (1995), Paris Está em Chamas? (1966), Basta Ser Bonita (1957)
    Maurice Ronet
    3 filmes
    A Piscina (1969), Histórias Extraordinárias (1968), O Sol por Testemunha (1960)
    Pierre Collet
    3 filmes
    Dois Homens Contra uma Cidade (1973), O Círculo Vermelho (1970), Paris Está em Chamas? (1966)
    Expresso para Bordeaux (1972), O Círculo Vermelho (1970), O Samurai (1967)
    As Cento e Uma Noites (1995), Reporters (1981), Expresso para Bordeaux (1972)
    Monsieur Klein (1976), Paris Está em Chamas? (1966)
    Jane Fonda
    2 filmes
    Histórias Extraordinárias (1968), Jaula Amorosa (1964)
    As Cento e Uma Noites (1995), L'Amour à la Mer (1962)
    Dominique Zardi
    2 filmes
    Dois Homens Contra uma Cidade (1973), Paris Está em Chamas? (1966)
    As Cento e Uma Noites (1995), L'Amour à la Mer (1962)
    Comentários
    • Fábio Ribeiro Machado
      Está faltando a primeira noite de tranquilidade.
    • roseyana20
      rosehakam1@hotmail.comHello.My Name is Rose I was impressed when i saw your profile at www.adorocinema.com and l will like you to email me back to my inbox so that i can send you my picture for you to know who i am.(rosehakam1@hotmail.com)Thanks,waiting to hear from you soonest.Rose. rosehakam1@hotmail.comOlá.Meu Nome é Rose Fiquei impressionado quando vi o seu perfil no www.adorocinema.com e l você vai gostar de me enviar de volta para minha caixa de entrada para que eu possa lhe enviar minha foto para você sabe quem eu sou. (Rosehakam1@hotmail.com)Obrigado, à espera de ouvir de você.Rose.
    • Senhor Ivan
      -Vamos dizer que tomava de conta nos anos 60.-Hoje em dia não passa apenas de um ícone do cinema.-Fazia grandiosos filmes ao ponto de se rebaixar fazendo ASTERIX E OBERIX...
    • Jurandir Bernardes de Lima
      O sempre excelente A.Delon já dizia por que vinha desde os anos 60 quando fez Rocco e seus irmãos (o melhor filme italiano que vi) e O sol por testemunha.Ainda fez muitos outros filmes bons como O Leopardo e A marca de um erro, estando hoje com quase 75 o que lhe dificulta papéis. Porém deixou uma extensa filmografia com muitos filmes de muito bom gosto e até excelentes, onde sua beleza física enlevava em muito aos seus desempenhos.
    • yyamamoto
      O mais gostoso de todos os tempos!
    • Francisco Urubu
      Adorei o filme astérix
    Back to Top