Minha conta
    Pão-Pão, Beijo-Beijo: Qual é a origem do nome da novela? Confira essa e outras curiosidades sobre a produção exibida no Canal VIVA

    Escrita por Walther Negrão, a novela foi exibida em 1983 e agora está de volta à telinha.

    Pão-Pão, Beijo-Beijo chegou à grade do Canal VIVA em 16 de maio, para a nostalgia dos fãs. A novela foi exibida por sete meses em 1983, de autoria de Walther Negrão e com direção de Gonzaga Blota.

    A trama começa com um acidente de trânsito em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em que um motorista de ônibus chamado Ciro, o imigrante nordestino Soró e a moça rica e temperamental Bruna estão em cena. A partir deste primeiro encontro, os personagens se conectam após Ciro e Soró serem despedidos devido ao acidente. Como compensação pelos prejuízos, a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas, emprega os dois.

    Os protagonistas Ciro, Soró e Bruna são interpretados por Cláudio MarzoCláudio Marzo e Elizabeth Savalla. O núcleo da novela também conta com Lélia Abramo, Flora Geny, Maria Cláudia, Cássio Gabus Mendes, Laura Cardoso, Marcela Muniz, entre outros. Confira algumas curiosidades para a novela:

    O que significa o nome Pão-Pão, Beijo-Beijo?

    A expressão “Pão Pão, Queijo Queijo” é bem conhecida no Brasil e significa, basicamente, que algo está bem esclarecido, em pratos limpos. Na época em que a novela estava sendo desenvolvida, o título inicial era “O Condomínio”. O nome Pão-Pão, Beijo-Beijo veio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, também conhecido como Boni, que fez essa exigência porque “uma amiga da mulher dele vendia sanduíche na praia, e a abertura mostraria isso”.

    Mudança de localidade

    Inicialmente, a novela seria ambientada em São Paulo, mas devido a problemas de produção, a ação teve que ser transferida para o Rio de Janeiro. Com isso, alguns personagens criados por Walther Negrão, tipicamente paulistanos, como Mama Vitória (Lélia Abramo), tiveram que ser adaptados para atuarem em cena carioca.

    Público infantil

    Ao criar o personagem Soró, Walther Negrão pensou no público infantil. O desempenho do ator conquistou crianças e adultos e fez de Soró um dos destaques de Pão-Pão, Beijo-Beijo.

    Sucesso internacional

    Pão-Pão, Beijo-Beijo foi vendida para Bolívia, Itália, Nicarágua, Peru e Uruguai. Na Itália, a novela chamou-se Mama Vitória, tamanho o sucesso da personagem vivida por Lélia Abramo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top