Minha conta
    Enfermeira Ratched: Conheça a personagem e entenda sua importância para o cinema

    Prestes a ganhar uma série na Netflix, personagem eternizada em Um Estranho no Ninho é considerada uma das piores vilãs da História.

    A história do livro Um Estranho no Ninho, escrito por Ken Kesey em 1962, foi eternizada no cinema em 1975 através da adaptação homônima de Milos Forman.

    O filme, que conta com a inesquecível atuação de Jack Nicholson – que lhe rendeu o Oscar de melhor ator –, também ficou marcado por outra grande interpretação: a de Louise Fletcher como a enfermeira Ratched. A atriz também foi agraciada com o prêmio da Academia e até hoje é vista como uma das maiores qualidades da obra.

    Considerada por críticos e uma das melhores vilãs do cinema como um todo, Mildred Ratched é uma mulher sádica que gosta de ver seus pacientes sofrendo na clínica psiquiátrica onde trabalha. Nem mesmo o personagem de Nicholson, McMurphy, que é completamente são, consegue se desviar das garras da antagonista no decorrer da narrativa.

    PERSONAGEM É CONHECIDA POR SUAS PRÁTICAS PERVERSAS EM PACIENTES

    Apesar de utilizar terapias de choque e até mesmo a prática da lobotomia, Ratched também ficou conhecida por tratar seus pacientes na base da chantagem emocional e da pressão silenciosa que induz nas pessoas que sofrem de problemas psicológicos – tanto no filme quanto no livro.

    Agora, em pleno 2020, muitas pessoas que não conhecem Um Estranho no Ninho serão apresentadas à personagem em Ratched, série de Ryan Murphy para a Netflix. Com estreia marcada para esta sexta-feira, 18 de setembro, a produção será ambientada em 1947, décadas antes dos eventos abordados no clássico de 75. Com Sarah Paulson no papel da vilã, Ratched contará ao público como ela se transformou na enfermeira fria e sociopata que ganhou o status de vilã cult.

    O LEGADO DE RATCHED NO CENÁRIO CINEMATOGRÁFICO

    Tendo isso dito, é válido destacar que, no caso de Ratched, é importante que o público conheça o contexto no qual a personagem foi apresentada ao público na década de 70: além de ser uma mulher e uma enfermeira, a vilã representa até hoje o mal encarnado dentro de uma instituição comum, que deveria sempre priorizar a saúde mental dos pacientes que tanto necessitam.

    Por estes momentos – e também por representar a crueldade silenciosa, vestida de alguém que deveria ser bondosa e disposta a ajudar – Mildred Ratched é até hoje tida como uma das personagens mais emblemáticas do cinema.

    Além disso, por Um Estranho no Ninho ser um filme de drama e possuir um forte protagonista masculino, é interessante ver que a atuação de Fletcher conquistou uma atenção vindoura do público e do mercado do entretenimento.

    A série Ratched está aí para provar que o legado desta personagem tão complexa e misteriosa ganhou uma força surpreendente no decorrer dos anos, provando que, por sua natureza tão simbólica, ainda há mais camadas a se explorar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top