Minha conta
    Os Simpsons: Animação homenageia George Floyd, vítima de assassinato nos EUA
    Por Kalel Adolfo — 3 de jun. de 2020 às 18:05

    Artista modificou o tom de pele dos personagens de Os Simpsons para criticar o assassinato de George Floyd, vítima do racismo estrutural nos Estados Unidos.

    O artista italiano AleXsandro Palombo usou o seu Instagram esta semana para publicar uma série de artes em homenagem à George Floyd. Nelas, os personagens de Os Simpsons são negros, e sofrem com a violência policial de Springfield. Nas publicações, vemos mensagens como “Não consigo respirar”, frase dita por George ao ser asfixiado por um policial. Confira:

    Não é de hoje que o artista utiliza a cultura pop para satirizar e criticar o sistema político falho de diversos países. Além disso, a própria animação da Fox está repleta de apontamentos ácidos sobre a cultura, sociedade e comportamentos.

    O intuito de AleXsandro é aumentar ainda mais a notoriedade do caso, para que as pessoas se mobilizem. Mas não se esqueça: Mais importante do que se comover, é fazer alguma coisa. Portanto, pesquise, leia, ouça, e consuma conteúdos de outras pessoas negras, para entender a realidade de suas vidas.

    5 filmes para refletir e aprender sobre racismo

    Um exemplo de como ajudar é o portal Vidas Negras Importam. Nele, você pode encontrar formas de colaborar com o movimento, e não se calar frente aos milhares de assassinatos sofridos pela população preta. No Brasil, crianças como o João Pedro morrem injustamente pelo racismo todos os dias.

    Arte também é posicionamento. Então além de desconstruir comportamentos preconceituosos, devemos consumir filmes, músicas e livros que nos deem uma percepção maior sobre a cultura afrodescendente. E falando em filmes, o AdoroCinema separou alguns para você se inteirar no assunto.

    Oscar foi entregue para negros apenas 44 vezes na história

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top