Minha conta
    Criador de The Good Doctor e House explica receita do sucesso de séries médicas (Entrevista)

    David Shore também comparou sua dinâmica com o ator Freddie Highmore ao relacionamento que tinha com Hugh Laurie.

    Sony Pictures

    David Shore, a mente por trás do sucesso de The Good Doctor, também foi responsável por dar vida a outra excelente produção televisiva: House, série médica protagonizada por Hugh Laurie, que foi ao ar de 2004 a 2012. Mas qual é a receita do sucesso do showrunner?

    “Depois de House, eu não estava com pressa em fazer uma história médica novamente, queria explorar outras áreas”, disse Shore em uma mesa redonda por telefone que contou com a presença do AdoroCinema. “No entanto, vi esse programa coreano chamado Good Doctor no qual a série [estrelada por Freddie Highmore] se baseia e fiquei emocionado com a ideia desse personagem. Fiquei comovido com isso e queria trazer esse protagonista para o resto do mundo. E foi o que eu fiz”, comentou sobre colocar sob os holofotes um protagonista autista.

    Além de se tratarem de séries médicas e terem no papel principal doutores fora do habitual — um “rabugento” e um autista — House e The Good Doctor, respectivamente, também têm em comum um sucesso estrondoso de público. Quando perguntado o que aprendeu com a produção de 2004 que contribuiu para o êxito do programa mais recente, Shore revelou que têm uma espécie de método de trabalho:

    Sony Pictures

    “Estou fazendo as mesmas coisas e as mesmas perguntas. Estou explorando pessoas tentando encontrar as respostas certas e o caminho certo. É simplesmente um personagem diferente, com uma perspectiva diferente, muito mais otimista, muito mais aberta, que de certa forma é mais agradável para mim, mas provavelmente menos próxima do meu coração”, comparou sobre as temáticas das duas séries, revelando que gostaria de ser mais como Shaun. “Não tenho certeza do que aprendi. Escrevo o que acho interessante”, disse o diretor, roteirista e produtor executivo de The Good Doctor e completou: “É muito gratificante perceber que as pessoas em todo o mundo estão lidando com os mesmos problemas e fazendo as mesmas perguntas.”

    Outra semelhança entre as duas produções é a relação que o criador tem com o ator principal. “Acho que é tão crucial que o showrunner e a estrela estejam na mesma página e é surpreendentemente incomum. Eu tive a sorte de ter tido isso duas vezes. Com Hugh Laurie em House, e com Freddie [Highmore] nessa série”, comentou ele ao AdoroCinema.

    “Freddie é um ator brilhante, e adulto. É uma alegria trabalhar com ele”, elogiou Shore sobre o protagonista da série, que começou como ator mirim em A Fantástica Fábrica de Chocolate e Em Busca da Terra do Nunca. “Muitas vezes, você não consegue essa combinação que ele é. Desde a primeira vez que me encontrei com ele para discutir esse personagem fiquei tão impressionado com a maneira como ele pensava sobre isso”, afirmou, revelando que eles estavam, realmente, na mesma página. “[Freddie] continua nos pressionando a fazer desta uma série melhor, a ter ótimas ideias sobre o programa. Ele me faz um escritor melhor, uma pessoa melhor, assim como esse personagem”, enalteceu.

    Sony Pictures

    De acordo com o showrunner, a popularidade de séries médicas na televisão existe por tratar de riscos reais. "As pessoas estão enfrentando sua própria mortalidade e de seus entes queridos", disse. "Quem cuida deles está fazendo coisas verdadeiramente heróicas, está salvando vidas e, portanto, há riscos reais. Quando você tem escolhas que podem decidir a vida ou a morte, isso é muito complexo, e você vê quem geralmente enxerga a pessoa real além desses riscos. Então, acho que é por isso que fazemos histórias médicas", comentou.

    The Good Doctor: Freddie Highmore acredita que série reforça o lado bom da humanidade (Entrevista)

    The Good Doctor está disponível no Brasil pelo Globoplay e pelo Sony Channel. O canal vai fazer uma maratona da primeira temporada no dia 1º de janeiro, a partir das 6h, e novamente a partir das 21h.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top