Minha conta
    Pennyworth: Prelúdio de Batman tenta equilibrar inovação e personagens inspirados nas HQs (Primeiras Impressões)

    Série dos mesmos criadores de Gotham traz ares de 007, mas seu primeiro episódio não chega a empolgar.

    Todo mundo conhece Alfred, o mordomo e fiel escudeiro de Bruce Wayne. Não é mesmo? Mas já parou para pensar como ele chegou a ser tutor, serviçal, herói e braço direito do Batman? Essa é a premissa de Pennyworth, série dos mesmos criadores de Gotham, e possivelmente ambientado no mesmo universo desta. Ela pretende responder tudo o que você já quis saber sobre Alfred mas nunca teve coragem de perguntar. Será que vai conseguir?

    O AdoroCinema pôde conferir em primeira mão o episódio piloto da série, que foi exibido na San Diego Comic-Con 2019. Trazendo Jack Bannon (O Jogo da Imitação) no papel principal, a produção explora uma versão jovem-adulta, recém saída da guerra, de Alfred Pennyworth. Sofrendo de tensão pós-traumática, ele tem pesadelos sobre seus dias no conflito, e trabalha como porteiro e guarda-costas de uma casa de shows na Inglaterra, almejando ter sua própria empresa de segurança.

    Epix

    Ele conhece um jovem Thomas Wayne, interpretado por Ben Aldridge (Fleabag), envolvido diretamente em uma conspiração da Raven Society. O futuro pai do Batman é visto aqui como mais um empresário (e não como médico, diferente de iterações anteriores), sem requinte ou bajulações, uma versão interessante do personagem. Destaque para a conversa bem-humorada entre Wayne e Alfred no carro, antecipando um conflito com bandidos.

    Com uma fotografia em tons sépia, a série aborda o tema família, tanto no relacionamento do rapaz com os pais, quanto em conversas que ele tem com a namorada Esmé (Emma Corrin, que será intérprete da Princesa Diana em The Crown) — com quem Bannon demonstra pouca química. Em determinado momento, quando o pai revela que quer que Alfred seja mordomo, o jovem escancara o desejo de ser “seu próprio homem”. Mal sabe ele que, ao se envolver com a família Wayne, dificilmente será.

    Epix

    Um dos principais méritos da produção é também seu maior aspecto negativo. Situada em uma década de 60 alternativa, na qual ladrões são exibidos nas ruas e dirigíveis sobrevoam os céus do Reino Unido, Pennyworth consegue se destacar da origem do Homem-Morcego. Por um lado, cria uma história original, diferente das HQs. Por outro, se torna repetitivo em relação a outras produções, bebendo diretamente de fontes como James Bond e até Kingsman. O terno impecável; as missões em nome da Rainha; o herói polido que diz não gostar de violência mas mata à queima-roupa sem hesitação; o sotaque encantador, porém um pouco forçado. Esses todos são elementos vistos anteriormente em filmes do agente 007, por exemplo.

    Epix

    Com tantas referências, a série do Epix poderia incitar nostalgia, no entanto, seu primeiro capítulo não chega a empolgar — com exceção, talvez, da abertura animada e da trilha sonora com canções clássicas da época. Nota-se, ainda, o esforço de Bannon de imitar o trabalho de Michael Caine como Alfred na trilogia O Cavaleiro das Trevas — o que mais uma vez pode ser visto como uma homenagem, ou uma dificuldade em inovar, fica o questionamento.

    A violência, escancarada e um tanto quanto forçada, está presente na produção, tanto em cenas envolvendo o protagonista (com sua atitude “pé na porta”), quanto em sequências (de tortura) estreladas pelos vilões: a impiedosa Bet Sykes (Paloma Faith) e o temido Lord Harwood (Jason Flemyng). Bastante caricatos, os personagens fogem do tom da série, que tende a ser mais “sisudo”. Ao mesmo tempo, trazem um diferencial e uma espécie de "sadismo", já que apresentam elementos tirados diretamente dos quadrinhos e lembram os inimigos da série Gotham, também criada pelos showrunners de PennyworthBruno Heller e Danny Cannon.

    Epix

    Uma coisa é certa: Alfred já era badass desde sua juventude. O personagem não deixa a desejar em termos de heroísmo, porém o primeiro episódio de sua produção não foi o suficiente para engrenar sua história de origem, ou mesmo para Jack Bannon convencer como galã. O capítulo deixa um mistério no ar e introduz uma conspiração maior do que vem por aí. É esperar para ver.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top