Minha conta
    Saint Seiya - Os Cavaleiros do Zodíaco: Análise do trailer

    Mesmos Cavaleiros, outros inimigos.

    Sucesso absoluto entre a geração que cresceu nos anos 90 assistindo a desenhos animados japoneses na TV, Os Cavaleiros do Zodíaco já foi responsável por introduzir o místico universo das constelações na vida de muitos jovens. Originalmente concebida como um mangá, em 1985, demorou apenas um ano para que a saga se tornasse um anime. Agora, muito tempo depois, chegou a vez de revisitar as aventuras dos sagrados guerreiros. 

    Desde que a Netflix anunciou uma nova versão da série, o saudosismo de muitos fãs logo falou mais alto e o medo tomou conta da expectativa: afinal, Saint Seya — no original — foi um forte responsável por criar um terreno fértil para outros animes no Brasil, desde sua exibição na extinta TV Manchete. 

    Faltando apenas 10 dias para a estreia de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco no serviço de streaming, o trailer acima foi divulgado, dando alguns indícios de que muitas coisas serão diferentes nesta nova abordagem. Aproveitando o momento, o AdoroCinema preparou uma análise sobre o que é possível esperar da vindoura série. Vamos conferir?

    FORÇAS MALIGNAS

    Netflix

    Já no lançamento do primeiro trailer, ainda no fim de 2018, era possível perceber uma certa ambientação de "guerra" no novo enredo, o que apenas se intensificou neste último vídeo. Por mais que a premissa básica seja a mesma da original (um grupo de cavaleiros protegidos por constelações, com a missão de salvar a deusa Athena), a narrativa parece estar muito mais focada no início da trama do anime antigo. 

    Ao que tudo indica, o famoso arco da Batalha do Santuário ficará apenas para possíveis próximas temporadas, enquanto esta primeira etapa será mais focada nos Cavaleiros Negros, assim como a origem e a trajetória inicial dos personagens clássicos. Deixando a parte "mística" um pouco de lado, os episódios, por agora, devem acompanhar problemas mais humanizados: Athena precisará ser protegida de conflitos armados e da ganância. 

    NOVAS ORIGENS 

    Netflix

    Um ponto interessante que o novo trailer nos evidencia é a mudança das origens dos personagens para uma narrativa mais moderna e ocidental. Enquanto na primeira versão Seya era um órfão treinado desde a infância para elevar o seu cosmo e tornar-se um verdadeiro Cavaleiro, aqui ele parece ter descoberto suas forças "por acaso". 

    Alguns detalhes ressaltam também a readaqueação do personagem para um universo mais familiar ao que o público-alvo da nova série conhece. Logo nas primeiras cenas, Seya é visto de calça jeans e tênis, andando de skate em um beco dos subúrbios. De quebra, ele ainda é filmado por uma câmera digital! Esta nova forma de conduzir o processo de iniciação certamente nos conta muito sobre a ambientação do programa. 

    E O SHUN?

    Netflix

    Sabemos que o assunto já está batido, mas as discussões a respeito da mudança de gênero do Shun de Andrômeda — agora Shaun de Andrômeda — continuam relevantes. Enquanto alguns partem do argumento de que seria muito mais representativo manter um homem com características femininas e aceitá-lo como ele é, o roteirista da nova série, Eugene Son, defendeu sua escolha afirmando querer falar mais sobre o poder das mulheres através de uma nova perspectiva. 

    Além da controvérsia, podemos especular que outros impactos a decisão terá no enredo atual. Ao que indica o novo trailer, Shaun terá as mesmas habilidades de Shun, assim como traços físicos e personalidade parecidos. Será?

    ONDE ESTAMOS?

    Algumas dicas importantes também foram dadas a respeito da ambientação geral da série da Netflix. Comprovando a especulação de que a intenção do serviço de streaming é, justamente, juntar os fãs antigos a uma nova base de espectadores, a já citada modernização aparece em conjunto ao resgate de alguns pontos saudosistas, como, por exemplo, o retorno dos dubladores originais da primeira exibição nacional, em 1994. 

    No entanto, a localização de alguns cenários põe em cheque uma importante questão geográfica: os ambientes sofrerão mudanças? No último trailer, pudemos ver os cinco Cavaleiros principais unidos, no que parece ser um deserto, lutando contra militares. Por mais que o confronto exista (em menores proporções) na primeira versão do anime, ele não acontece neste clima desértico. O que vem por aí?

    FAÇA ELEVAR! 

    Netflix

    Por último, mas não menos importante, tivemos um vislumbre da versão norte-americana da clássica canção de abertura do anime, Pegasus Fantasy. Na segunda metade do trailer, é possível ouvir alguns trechos em inglês da música, evidenciando, mesmo que por um pequeno detalhe, que a ocidentalização da trama é um projeto concreto. Os novos traços da animação também mostram a influência da nova técnica de animação computadorizada, afastando-se do visual clássico.

    E você, gostou das mudanças? Como estão as expectativas para Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco? A série chega à Netflix no dia 19 de julho. Faça suas apostas e dê sua força para Pégasus! 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top