Minha conta
    New Amsterdam: Primeiras impressões sobre a nova série médica do canal FOX Life

    Produção estreia hoje (17) e abordará os desafios da medicina em um hospital público.

    Séries sobre medicina e a rotina de um hospital definitivamente são bem queridinhas pelo público (como é o caso de The Good DoctorGrey's Anatomy e Chicago Med), mas poucas abordam a precariedade do sistema público de saúde. Contudo, este é o principal atrativo da série New Amsterdam, já renovada para uma segunda temporada nos EUA e que estreia no Brasil pelo FOX Life nesta quarta-feira (17), às 22h30.

    Assim como a série brasileira Sob Pressão, com Marjorie Estiano e Julio Andrade, New Amsterdam também promete desenvolver seu elenco de uma forma que balanceie o lado pessoal com o profissional ao longo dos episódios. Baseada no livro "Doze pacientes: vida e morte no hospital Bellevue", do médico Dr. Eric Manheimer, a produção terá como base suas memórias como diretor do hospital público Bellevue e já levanta questões como corrupção e negligência logo no primeiro episódio.

    Protagonizada por Ryan Eggold na pele do Dr. Max Goodwin, o episódio de estreia já começa nos mostrando a intenção do personagem em quebrar as regras estipuladas no hospital público New Amsterdam até então. "O que posso fazer para ajudar?" é a pergunta-chave do piloto, sendo repetida diversas vezes não só por Max como também por alguns colegas quando estes veem a dedicação do médico em buscar a melhora geral do hospital – que não possui recursos, é mal avaliado, mas, mesmo assim, recebe cada vez mais pacientes do mundo inteiro.

    O que vale destacar é que, mesmo com uma narrativa que destaque os problemas e desafios encontrados pelos profissionais da área pública, a atenção para com os relacionamentos entre o elenco é bem forte. Freema Agyeman (Dra. Helen Sharpe), Janet Montgomery (Dra. Lauren Bloom), Jocko Sims (Dr. Floyd Reynolds), Tyler Labine (Dr. Iggy Frome) e Anupam Kher (Dr. Vijay Kapoor) são as companhias de Max dentro do imenso hospital e formam a nova equipe do diretor. Quase não há aceitação de início por conta das drásticas mudanças que lhe são impostas, mas também não demora muito para que a equipe consiga ver o potencial nos novos horizontes. Max, num primeiro momento, até se assemelha a Gregory House pela pose autêntica e presença forte, mas tudo indica que conseguirá cada vez mais moldar um personagem original – especialmente por suas ambições.

    É certo dizer que New Amsterdam tem potencial para que o público brasileiro passe a acompanhar essa trajetória, ainda mais já tendo sido renovada nos Estados Unidos. A discussão que a série traz quanto à fragilidade do sistema e a boa intenção de alguns profissionais que pensam mais nos pacientes do que em seu bem-estar pessoal é pertinente, além de soar verdadeira. Apresentando alguns casos complicados logo no primeiro episódio (como o de um jovem com grande suspeita de ter ebola) e os costurando com a introdução de personagens de maneira leve, a produção começa bem. Resta saber se terá folêgo para conseguir se diferenciar de fato dentre tantos exemplos do gênero.

    New Amsterdam estreia hoje, quarta-feira (17) no canal FOX Life, com episódios inéditos toda semana.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top