Minha conta
    Muppet Babies: Primeiras impressões sobre a nova série animada da Disney Junior

    Uma nova versão dos personagens clássicos.

    Piggy, Kermit, Gonzo, Fozzy e Animal estão de volta. Muitos jovens e adultos devem ter crescido com esses personagens no cinema e na televisão, e agora a Disney Junior traz uma nova série inspirada na versão infantil dos personagens, vivendo dentro de um berçário onde imaginam grandes aventuras.

    Julgando pelos dois episódios de Muppet Babies apresentados à imprensa, a maior novidade será uma personagem inédita, a pinguim Summer. Extrovertida e aventureira, ela serve a aumentar a representatividade feminina no grupo e a sugerir que nem todas as meninas são superficiais como a vaidosa Piggy.

    Mas o melhor aspecto da nova série promete ser a maturidade das lições passadas às crianças. Ao invés da tradicional mensagem de que "não precisa ter medo", a narrativa sugere às crianças que o medo é normal em algumas situações (caso de Kermit, que tem fobia do escuro), e que isso não é motivo para ter vergonha.

    Em outro momento, os personagens proíbem Animal de pilotar um avião, por ser "selvagem demais", mesmo assim ele prova a todos o seu valor e vence o preconceito, deixando claro que não precisa ser condicionado pelo olhar dos outros. Trata-se de pontos de vista progressivos e empáticos em relação às crianças, transmitidos com leveza e bom humor.

    Muppet Babies não ganha muitos pontos pela técnica de animação, simplíssima em comparação que outros produtos da Disney. Pelo menos, as histórias são beneficiadas pela boa ideia de incluir castelos de papelão, aviões de cartolina e outros recursos que sugerem às crianças a possibilidade de desenvolverem suas próprias aventuras em casa.

    O convite à fantasia a partir de elementos caseiros é um elemento particularmente democrático para os pequenos de todas as faixas etárias e classes sociais. De fato, ninguém precisa de um avião sofisticado, podendo criar o seu próprio brinquedo em casa. Além disso, as músicas são eficazes, e responsáveis pelos elementos mais lúdicos de cada episódio.

    A série parte de um bom princípio, conseguindo aprimorar uma fórmula de sucesso. A estreia brasileira acontece no Disney Junior neste domingo, 10 de junho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top