Minha conta
    Tá no Ar: Marcelo Adnet e Marcius Melhem falam sobre a arte de fazer paródias de vários gêneros da TV

    Star Wars, The Walking Dead e Vingadores são algumas das vítimas da nova temporada do humorístico.

    Ao invés de pegar um sabre de luz, Luke Skywalker levanta um microfone. E começa a cantar "Pai", aquela clássica canção de Fábio Jr., dedicando-a para Darth Vader. Esse é o 'PopStar Wars', apenas uma das esquetes malucas que o Tá no Ar: A TV na TV vai apresentar em sua quinta temporada. O AdoroCinema descobriu isso quando teve a chance de participar de uma coletiva de imprensa com toda equipe e elenco do humorístico, no Rio de Janeiro.

    Alguns podem até pensar que o público cinéfilo ou seriador não seria público-alvo de um programa como o Tá no Ar, cuja proposta é fazer piada com a televisão brasileira. Normalmente, quando se fala em tv nacional, lembram da novela das 8 que passa às 9 horas. Ou daquele programa dominical que dá uma casa para um espectador sofrido. Mas, sinceramente, esse tipo de conceito já está velho, não é mesmo? Basta ver o exemplo citado na primeira linha deste texto. É um filme, mas passa na TV? Já está valendo!

    Logo, o diretor Maurício Farias destaca como o humorístico tem espaço para brincar com os tipos de atrações: "Quando você vê o Tá No Ar, você vê todos os programas. Então, nosso primeiro passo foi entender como fazer isso. Antes de fazer uma descontrução de cada estilo, precisamos estudar como cada um deles se constrói. E fomos percebendo que o show ganhou uma linguagem própria, que é o cruzamento do humor com cada um desses gêneros."

    Um dos responsáveis pela redação final do show, Marcelo Adnet explica como isso abre o espaço para várias vozes se expressarem dentro da comédia. Afinal, não é somente o ator ou um roteirista que cria cada piada. "Nessa proposta, também ganhamos vários autores. Quando vamos fazer cada quadro, o iluminador tem que pensar no estilo daquela obra. Não é só criar uma fotografia genérica. Ele está recriando uma situação que já existe numa série ou jornal. Então, todos que trabalham nisso, precisam procurar por tais referências."

    A ARTE DE FAZER PARÓDIA

    Logo, fazer paródia não é tarefa fácil. E não se trata apenas da questão estética... Para funcionar, o humor precisa garantir que interlocutor e espectador compartilhem um mesmo contexto para que a mensagem seja efetuada com sucesso. Ou seja, ser capaz de captar aquela referência básica, tipo o Capitão América. E, sim, estamos sendo totalmente teóricos nesta explicação. Quem disse que o AdoroCinema também não é cultura?

    Enfim, voltando ao Tá no Ar.... O redator e comediante Marcius Melhem fez questão de refutar a ideia de que o humorístico tenha um público certo. O objetivo é tentar falar com qualquer brasileiro que veja TV "A gente tenta fazer um programa que possa ser decodificado. Mas obviamente, a gente se cerca de elementos para que, mesmo aquela pessoa que não tenha uma determinada referência, possa se agarrar em três ou quatro situações daquela cena, para ele conseguir sentir a cena daquela forma. Tem níveis diferentes de entendimento do público. "

    Quer um exemplo? Em 2016, Adnet estrelou uma paródia da canção "Royals", da cantora Lorde, trazendo spoilers de vários filmes e seriados como Breaking Bad e Game of Thrones. Logo, o clipe se tornou viral na internet, mas nem tudo mundo conhecia a música original (ou sabia studo obre cada produção citada). "Eu acho muito rico quando isso acontece. Tem pessoas que pegam o superficial, tem gente que vai em várias camadas, outros tem teorias da conspiração. É ótimo! A mesma cena pode significar tudo!", conta Marcelo.

    Ao mesmo tempo, o objeto da paródia nem sempre é a piada. Melhem explica como a ideia é usar a televisão para diálogar com a sociedade. Para isso, ele cita outra cena ainda inédita: 'The Walking Back', uma paródia de The Walking Dead onde os inimigos são zumbis conservadores, preconceituosos e machistas: "Um dos pilares do Tá No Ar é falar sobre intolerância. Tentamos sempre traduzir isso através da lente do humor. Acontece em 'The Walking Back', está muito clara nossa mensagem aqui. A gente vai, pouco a pouco, quebrando resistências, mostrando que um programa pode entreter e dizer algo."

    UM PENETRA NO ELENCO

    As novidades do Tá No Ar não ficam apenas nos quadros. Pela primeira vez, após quatro temporadas, a equipe do humorístico decidiu adicionar nomes na equipe. Dentre os atores, a surpresa fica por conta de Eduardo Sterblitch - que retoma parceria com Adnet após Os Penetras (2012) e Os Penetras 2 - Quem Dá Mais? (2015). O ex-integrante do Pânico comemorou o novo projeto: "Estou me sentindo muito sortudo e feliz. Eu fico empolgado de fazer cada cena. Não estou acostumado com esse tipo de humor, mas eles estão me ensinando muito. São os melhores."

    Por outro lado, apesar de falarmos sobre um programa de comédia, o bate-papo também teve espaço para uma questão muito séria quando alguém questionou a falta de atores negros no elenco. Marcius admitiu a falha da atração, mas garante que a equipe segue preocupada em celebrar a diversidade nas telinhas: "Isso é sempre uma questão para nós. No começo, tentamos chamar nomes como Marcelo Marrom e Roberta Rodrigues, mas eles já tinham compromissos. Então, o elenco fechou e só agora abrimos com o Edu. Queremos melhorar nossa representatividade, mas ainda não encontramos a pessoa certa que possa encaixar no grupo. A gente sempre convida em participações, mas seria ótimo ter alguém no elenco regular."

    Por falar em participações, os próximos episódios do humorístico terão 73 convidados especiais. Dentre os nomes já confirmados estão Mateus Solano, Bruno Gagliasso, Aracy Balabanian, Bruno MazzeoMarcelo Serrado e Fabíula Nascimento

    BLACK MIRROR BR?

    Para encerrar, Marcelo Adnet aproveitou a ocasião para resumir quem é o Brasil representado no Tá no Ar. E provando cada vez mais como o brasileiro já é um povo seriador, ele usou uma metáfora bem especial: "A gente se alimenta de tudo que tem na TV e dá pra ver que tem coisas muito estranhas lá. Mas aquilo é a nossa realidade. É um Black Mirror, realmente. Isso sou eu? Isso somos nós? A partir de tudo que está no ar, a gente tenta pegar todo esse contéudo pra tentar dar sentido pra ele, pra gente conseguir se enxergar nesse espelho." 

    Com elenco formado por Adnet, Melhem, Danton Mello, Welder Rodrigues, Sterblitch, Luana Martau, Georgiana Góes, Renata Gaspar, Márcio Vito, Veronica DebomCarol Portes e Maurício Rizzo, a nova temporada de Tá no Ar: A TV na TV chega à Rede Globo na próxima terça-feira (23/01).

    Mas não aguenta de tanta ansiedade? O primeiro episódio já está disponível no serviço de streaming Globo Play.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top