Minha conta
    Ryan Murphy cria fundação para incentivar séries de TV dirigidas por mulheres e minorias

    Half tem como objetivo aumentar a diversidade de gêneros em Hollywood.

    Getty Images/Frederick M. Brown

    Ryan Murphy pelas minorias. O prolífico produtor, responsável por séries de sucesso como Nip/Tuck, American Horror Story, Glee, Scream Queens e a recente American Crime Story anunciou nesta quarta-feira (03) que está criando uma fundação para incentivar a diversidade na cadeira de direção em séries de TV.

    "Eu pessoalmente posso fazer melhor", admitiu Murphy em uma entrevista para o The Hollywood Reporter. Inspirado por uma série de eventos recentes -- entre eles a polêmica do #OscarsSoWhite e um discurso emocionado da ex-publicitária Nanci Ryder falando sobre a questão de gênero, Murphy anunciou a criação da fundação Half (metade, em inglês), um braço de sua produtora Ryan Murphy Productions -- que, por sua vez, é baseada na 20th Century Fox TV. O objetivo é promover mais oportunidades para mulheres, pessoas negras e membros da comunidade LGBT dentro de Hollywood.

    Durante a temporada 2014-15 de séries de TV, apenas 16% de todos os cargos de direção na TV foram ocupados por mulheres e somando às outras minorias o número sobe para um modesto 18%. Ryan Murphy se comprometeu a ter, até o final de 2016, 50% dos cargos de direção de suas séries atualmente no ar (Scream Queens, American Crime Story e American Horror Story) ocupados ou por mulheres ou outas minorias. Ele planeja ainda contratar alguém para co-gerenciar a fundação ao seu lado. Ele também se comprometeu a criar uma base de dados com os nomes e contatos para dividir com outros showrunners que também se disponibilizem a "mudar o status quo".

    Getty Images/Frederick M. Brown

    Mas o desafio proposto por Murphy não pretende ficar apenas dentro de estúdios e produtoras Hollywoodianas. Seus esforços vão além, e o produtor anunciou que pretende agendar visitas em universidades, inicialmente a começar com o American Film Institute (AFI), Universidade de Califórnia em Los Angeles (UCLA) e a Universidade do Sul da Califórnia (USC), e posteriormente deve expandir para outras universidades do país.

    "A indústria sempre foi sobre vocês vindo até nós. Não há muito esforço para inclusão, e eu estou dizendo, 'Não, nós vamos até vocês'", explicou Murphy. A produtora Dana Walden, que trabalha ao lado de Murphy e vai atuar junto a ele na Half, complementa: "Ryan sempre foi um líder, seja criando novos modelos de narrativa ou estabelecendo novos critérios de inclusão quando se diz respeito a personagens e elenco. Ao invés de ficar falando sobre o que todos nós concordamos ser um objetivo importante para a indústria -- criar oportunidades iguais para mulheres e minorias por trás das câmeras, ele está comprometendo os recursos de sua companhia e mirando em alvos precisos para ajudar a fazer a verdadeira diferença."

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top