Minha conta
    Sexo, drogas e rock'n'roll: O cinema e a música de 1973

    Entre no clima de Vinyl, nova série original da HBO produzida por Terence Winter, Martin Scorsese e Mick Jagger.

    Na efervescente Nova York de 1973, o empresário do ramo musical Richie Finestra precisa, entre uma carreira e outra de cocaína, salvar o que resta de sua gravadora e tentar encontrar novos artistas que irão moldar os valores culturais de uma era. Esta é a premissa de Vinyl, nova série original da HBO, que conta com um time de produtores de peso, incluindo Martin Scorsese, Mick Jagger e Terence Winter.

    Com Bobby Cannavale no papel de Finestra, o trailer da atração indica que a série é carregada de elementos que marcaram a bem sucedida trajetória de Martin Scorsese como diretor. Há a precisa recriação de uma atmosfera nostálgica, há um personagem principal obsessivo de moral ambígua e motivações questionáveis contando sua propria história, há narração do protagonista em off, há sexo, há rompantes violentos e há uma trilha sonora repleta de rock 'n' roll clássico.

    O elenco da atração inclui nomes como Olivia Wilde, Ray Romano e Juno Temple e a narrativa mescla a jornada de músicos fictícios e estrelas do rock reais (como David Bowie, Elvis Presley e Lou Reed), mostrando a então decadente cidade de Nova York como o fértil terreno para a popularização do punk, da música disco e do hip-hop.

    Para ajudar a entrar no clima da série, apresentamos algumas coisas que você precisa saber sobre a atração e listamos os principais destaques da música e do cinema em 1973 nesta matéria especial.

    A equipe por trás de Vinyl

    "Nova York nos anos 70 estava na sua pior recessão econômica de sua história. Nada funcionava. O metrô estava caindo aos pedaços. As taxas de criminalidade estavam altíssimas. Mas, ao mesmo tempo, culturalmente falando, aquela época foi um auge. O começo dos anos 70 e, em particular, o ano de 1973, foi um momento de grandes mudanças na indústria musical e tudo começou na cidade de Nova York. Punk, disco, hip-hop. Tudo isso começou naquele ano, aqui nesta cidade. Então nós decidimos começar assim e ver onde isso iria nos levar", disse Scorsese em entrevista para a Entertainment Weekly.

    Terence Winter, indicado ao Oscar por seu trabalho no roteiro de O Lobo de Wall Street e vencedor do Emmy por seu trabalho na série The Sopranos, é o showrunner da atração da HBO, que estreia no dia 14 de fevereiro. "Eu lembro de quando vi o projeto. 'Tudo bem: Martin Scorsese. Mick Jagger. Rock ’n’ roll. Eu não me importo o que será, não tem como eu não assistir", comentou Winter sobre sua reação ao saber da produção. Vale lembrar que Winter foi o criador, roteirista e produtor executivo de Boardwalk Empire (2010–14), série que marcou sua primeira colaboração com Scorsese e com Cannavale.

    Jagger e Scorsese começaram a desenvolver o conceito da série há dez anos, quando o vocalista da banda The Rolling Stones convidou o cineasta para dirigir o documentário/filme-concerto Shine a Light

    O músico sugeriu que o diretor e ele fizessem um filme que fosse como "uma versão de Cassino na indústria musical". A princípio, o objetivo era apresentar uma narrativa que cobrisse dos primórdios do R&B nos anos 50 e 60 até o surgimento do hip-hop. Entitulado The Long Play, o filme teria Scorsese como diretor e Winter entre os roteiristas, mas a crise econômica que atingiu os Estados Unidos entre 2008 e 2009 fez com que o longa-metragem não saísse do papel por falta de financiamento.

    Em 2010, a HBO adquiriu os direitos do projeto e o filme The Long Play começou a se tornar a série Vinyl.

    Assim como aconteceu em Boardwalk Empire, o episódio piloto de Vinyl, que tem duas horas de duração, conta com a direção do próprio Scorsese. O capítulo incial da jornada de Richie Finestra foi rodado em 2014, ao longo de extensivos 35 dias de filmagens. O roteiro é assinado por Winter em parceria com George Mastras (Breaking Bad).

    A trama

    t

    De acordo com a sinopse oficial, o personagem de Bobby Cannavale (duas vezes vencedor do Emmy, por seus trabalhos em Boardwalk Empire e Will & Grace, e ator dos filmes Homem-Formiga e Blue Jasmine) "está tentando salvar sua gravadora e sua alma sem destruir todos que estiverem ao seu redor no caminho".

    Richie Finestra é o fundador e presidente do selo American Century Records e já viveu dias de glória, quando seu faro para o sucesso o fez descobrir e alavancar a carreira de novos artistas. Após a boa fase, veio a maré de azar: Finestra se depara com pilhas e mais pilhas de dívidas e alguns de seus parceiros querem convencê-lo a vender a gravadora para a gigante Polygram.

    Viciado em álcool e cocaína, Richie é casado com Devon, interpretada por Olivia Wilde, uma ex-atriz e ex-modelo que também tem problemas com substâncias químicas. Devon já colaborou com Andy Warhol, mas agora vive como uma pacata mãe de família suburbana. As crises profissionais e pessoais de Richie contribuem para a vontade de Devon de voltar ao mundo do showbiz.

    O elenco

    Ray Romano interpreta Zak Yankovich, parceiro de Finestra na American Century, um homem que tem um vasto conhecimento sobre as engrenagens da indústria musical e agora está em conflito com o protagonista, já que os dois tem visões de negócios distintas no hostil cenário financeiro de 1973. Ato Essandoh interpreta Lester Grimes, primeiro cliente de Richie nos anos 60; Max Casella interpreta Julie Silver, chefe do departamento de artistas e repertório (A&R) da American Century, que se esforça para se manter atento às tendências do rock 'n' roll; P.J. Byrne interpreta Scott Levitt, advogado da gravadora com quem Richie costuma se desentender; J.C. MacKenzie interpreta Skip Fontaine, gerente de vendas de moral questionável da American Century; Birgitte Hjort Sørensen interpreta Ingrid, uma ex-amiga de Devon e Richie, inserida no círculo artístico de Andy Warhol nos anos 60; Juno Temple interpreta Jamie Vine, uma assistente do departamento de A&R que ambiciona crescer na empresa e tem um ótimo faro para antecipar novas tendências do cenário underground de Nova York; Jack Quaid interpreta Clark Morelle, um executivo jr. ganancioso; James Jagger interpreta Kip Stevens, membro fundador e vocalista da banda The Nasty Bits, um grupo visceral de rock que surgiu na cidade de Nova York; e Paul Ben-Victor interpreta Maury Gold, proprietário da gravadora Rondelay Records, que atua como mentor de Richie.

    Trilha sonora

    Scorsese realizou icônicas fusões entre cinema e rock 'n' roll em sua filmografia, marcada por um grande refino na hora de selecionar a trilha sonora. O que seria de Caminhos Perigosos sem "Jumping Jack Flash", dos Rolling Stones? O que seria de Os Bons Companheiros sem "Layla", de Derek & The Dominos? 

    Em Vinyl não seria diferente: a trilha sonora está repleta de pérolas, com canções de Otis Redding ("Mr. Pitiful"), Mott the Hoople ("All The Way From Memphis") e Dee Dee Warwick ("Suspicious Minds").

    Há ainda espaço para canções originais, como a faixa "Rotten Apple", da banda fictícia Nasty Bits, liderada pelo personagem de James Jagger, filho de Mick. Artistas como Charlie Wilson, Iggy Pop, Chris Cornell e Nate Ruess também vão fornecer músicas para a trilha-sonora da atração.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top