Minha conta
    Gillian Anderson denuncia sexismo em oferta salarial para o retorno de Arquivo X

    Premiada atriz revelou que o salário oferecido a ela foi metade do oferecido a David Duchovny.

    Era 1993 quando Arquivo X estreou sua primeira temporada na Fox. 23 anos depois, a série retorna com sua dupla de protagonistas, David Duchovny e Gillian Anderson, revivendo os eternos Fox Mulder e Dana Scully. Infelizmente, uma outra discussão igualmente antiga também voltou aos holofotes.

    Em entrevista recente ao The Hollywood Reporter, Anderson revelou que, durante as negociações iniciais para o retorno, foi oferecido a ela metade do salário oferecido ao co-protagonista, David Duchovny.

    "Especialmente neste clima de mulheres conversando sobre a realidade [de desigualdade salarial] nesta área, acho que é importante que isso seja dito e ouvido", ela completou em uma conversa com o The Daily Beast. "Foi chocante para mim, dado todo o trabalho que eu já fiz no passado para que tenhamos salários justos. Eu trabalhei muito e finalmente cheguei aonde eu queria."

    Quando a série estreou, Duchovny não só tinha mais tempo de carreira que Anderson, então relativamente novata, como seu personagem era visto como o único protagonista do drama de ficção-científica. Scully era mais uma espécie de 'assistente', mas a personagem logo ganhou mais relevância, e isso ocorreu tanto graças à boa química dos dois em cena quanto pela elogiável perfomance da atriz. Por isso, ela lutou, e eventualmente alcançou o objetivo, para receber o mesmo salário que Duchovny.

    Porém, quando as negociações recomeçaram para o retorno da série, ela sentiu que estava de volta à estaca zero: "Aconteceu de novo!" Segundo a atriz afirmou para o The Hollywood Reporter, "eles vieram conversar comigo com metade do que ofereceram para David". Fontes ligadas ao veículo, porém, afirmam que ao final, ambos receberam a mesma quantia para participarem da temporada especial.

    A questão salarial esteve em foco em Hollywood nos últimos meses, principalmente após Jennifer Lawrence publicar um artigo denunciando o sexismo, ancorada por outras celebridades como Lena Dunham e Jenni Konner. Leia aqui.

    Arquivo X retorna com o primeiro episódio da nova temporada neste domingo!

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top