Minha conta
    George R.R. Martin explica atraso na entrega do próximo livro da saga de Game of Thrones

    Os Ventos de Inverno ainda não estão chegando...

    George R.R. Martin perdeu os prazos para entregar The Winds of Winter. Não apenas um, mas todos. Em um texto bastante honesto publicado em seu Not A Blog, o autor da saga literária que deu origem a Game of Thrones explicou abertamente como foi seu último ano, e quais as dificuldades que teve para cumprir as datas estabelecidas por sua editora para entregar o próximo livro da saga. As notícias não são boas. O livro não sai antes de a sexta temporada da série ir ao ar. 

    "The Winds of Winter não está terminado.

    Acreditem em mim, não tenho nenhum prazer ao digitar estas palavras. Vocês estão decepcionados, e não estão sozinhos. Meus editores e editoras estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e editoras estrangeiras estão decepcionados, meus tradutores estão decepcionados... mas ninguém poderia estar mais decepcionado do que eu. Há meses tudo o que eu quero poder dizer é, 'eu completei e entreguei The Winds of Winter', até o último dia de 2015 (...)"

    No texto, Martin explicou que em março do ano passado, ele recebeu um prazo para entregar o livro até o Halloween, com a intenção de que o mesmo pudesse ser publicado até o fim de março de 2016, a fim de que saísse antes da sexta temporada de Game of Thrones. Porém, nem tudo saiu como planejado, e a escrita não fluiu tão bem quanto o autor imaginou. Entre muitas obrigações e eventos em que ele precisou comparecer, Martin explicou que a escrita “às vezes vai bem, às vezes não. Capítulos ainda precisam ser escritos, é claro… mas também reescritos. Eu sempre reescrevo muito, e às vezes é só por polimento, e outras são grandes reestruturações.” Quando ele percebeu que não iria conseguir entregar o livro na data exigida, explicou a situações aos editores, que prontamente compreenderam e disseram que, caso ele conseguisse entregar até o fim do ano, os prazos seriam mantidos e eles conseguiriam publicar na data previamente estabelecida. 

    Mas, novamente, ele não conseguiu terminar. Segundo Martin, há centenas de páginas escritas, e dezenas de capítulos prontos, mas a escrita tem o seu próprio tempo, e ainda falta material para ser escrito, reescrito e revisado.  

    Quanto à grande preocupação de todos - o fato de a série ultrapassar os livros e, assim, revelar spoilers da história, Martin tentou, da melhor maneira possível, acalmar a todos.

    "Será que a série dará spoilers dos livros?

    Talvez. Sim e não. Eu nunca pensei que a série poderia alcançar os livros. Ela se moveu mais rápido do que eu imaginei, e eu mais lentamente. Há outros fatores também, mas esse é o principal. Sabendo onde estamos, inevitavelmente há certas reviravoltas e revelações na sexta temporada de Game of Thrones que ainda não aconteceram nos livros. Há anos os meus leitores tem estado na frente dos espectadores da série. Este ano, por alguns motivos, o inverso será verdadeiro. Como vocês vão lidar com isso... isso é com vocês. (...) Você pode preferir um ou outro [os livros ou a série], mas você ainda pode aproveitar os dois.

    (...) O caso de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo é único. Eu não sei de nenhum outro caso de um filme ou série de TV que saiu enquanto o material original ainda estava sendo escrito. Então, quando você me pergunta se 'a série vai dar spoilers dos livros', tudo o que eu posso dizer é 'sim e não', e falar novamente sobre o efeito borboleta. Aquelas pequenas borboletinhas cresceram e se tornaram dragões. Alguns dos 'spoilers' que você encontrar na série podem nem ser spoilers... porque a série e os livros divergiram, e vão continuar a se afastar."

    Quem leu os livros sabe que muitos personagens que estão mortos nas séries continuam vivos nos livros, bem como outros personagens que nunca apareceram na série têm um papel essencial na saga literária - e alguns até mesmo têm capítulos com ponto de vista. Por isso, ainda haverá muitas coisas a serem descobertas somente quando o livro for publicado. E a grande pergunta que ficará no ar é: Será que as revelações da série necessariamente serão as mesmas dos livros? Ninguém sabe. 

    Embora não determine novos prazos - Martin deixou claro que os prazos são extremamente difícieis para ele, e lidar com a pressão é um fator prejudicial ao andamento da escrita, ele explicou que o livro será publicado três meses após ele conseguir entregar o material -  este é o tempo necessário para a editar finalizar o material.

    "Game of Thrones é a série de TV mais popular do mundo neste momento. E também a mais pirateada. Ela acabou de ganhar um número recorde de prêmios Emmy, incluindo o grande prêmio de melhor drama da televisão. É uma produção incrível com equipe elenco igualmente incríveis.

    The Winds of Winter deve ser muito bom também, quando ele sair. Tão bom quanto eu puder fazê-lo, de qualquer forma.

    Isso tudo é uma maneira longa de dizer, 'quantos filhos Scarlett O'Hara teve?'

    Aproveitem a série. Aproveitem os livros.

    Enquanto isso, vou continuar escrevendo. Um capítulo por vez. Uma página por vez. Uma palavra por vez. Isso é tudo que eu sei fazer."

    Enquanto aguardamos a sexta temporada e o sexto livro, resta repetir o mantra: Em George Martin confiamos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top