Minha conta
    Game of Thrones: Polêmica do último episódio gera discussões e divide opiniões entre fãs da série

    Fãs da série se revoltam, e produtores saem em defesa da cena que vem sendo tema das últimas discussões.

    Atenção: Contém spoilers do último episódio de Game of Thrones. Se você não estiver em dia, cuidado...

    O episódio 6 da 5ª temporada de Game of Thrones encerrou com uma das cenas mais controversas e sombrias da história até agora. “Unbowed, Unbroken, Unbent” mostrou o casamento de Sansa Stark (Sophie Turner) e Ramsay Snow Bolton (Iwan Rheon), e a noite de núpcias não poderia ser mais traumática.

    A cena do abuso sexual chocou os espectadores e gerou mais uma polêmica envolvendo a série e a equipe de produção. Durante quatro temporadas, Sansa cresceu em frente às telas e passou de uma garota inocente que só chorava em todos os episódios a uma moça endurecida, decidida a sobreviver e a tomar suas próprias decisões. Mas, no último episódio, ela foi violentada pelo seu novo marido – que é, a propósito, o filho do homem que cortou a garganta de sua mãe.

    Embora esta não seja a primeira vez que Game of Thrones exibe uma cena de estupro, é a primeira que realmente existe nos livros – mesmo que “um pouco” diferente. Afinal, a história de Sansa foi totalmente modificada dos livros para a série, e talvez esta seja, até agora, a mudança mais radical. Muitos fãs da história ficaram enfurecidos, e recorreram às redes sociais para mostrar o seu descontentamento com a forma que a cena foi escrita e abordada, e com os rumos os produtores decidiram dar para uma de suas personagens principais.

    Em outubro de 2014, antes de a cena ser gravada, a atriz Sophie Turner concedeu uma entrevista à EW comentando a respeito do que viria para Sansa. Segundo ela:

    "Na última temporada, Alex Graves (diretor), decidiu me dar dicas. Ele disse: 'Você vai ter um interesse amoroso na próxima temporada.' Eu fiquei animada, então recebi o roteiro (...). Eu achei que seria Jaime Lannister ou alguém que iria tomar conta de mim. Mas então descobri que seria Ramsay e eu estaria de volta em Winterfell. Eu amo o fato de estar de volta em casa. Mas ao mesmo tempo, ela está sendo feita prisioneira. Eu me senti mal por ela, mas ao mesmo tempo fiquei animada, porque é tão doentio (...). Quando eu li a cena, eu gostei. (...) É tudo tão insano. É desafiador para mim fazer isso. Eu tenho feito Bryan (Cogman, produtor) se sentir mal por ter escrito essa cena: 'Eu não consigo acreditar que você vai fazer isso comigo!' Mas, secretamente, eu amei."

    Cogman, produtor e roteirista responsável por escrever a cena, também deu o seu relato:

    "Isso é Game of Thrones. Essa não é uma garota tímida entrando em uma noite de casamento com Joffrey. É uma mulher endurecida tomando suas próprias decisões, e ela vê isso como uma forma de retomar a sua terra. Sansa tem uma noite de núpcias da forma que nunca imaginou com um dos maiores monstros da série. É bem intenso e ruim, e a personagem terá que lidar com isso."

    Por fim, George Martin – que tem recebido uma tonelada de e-mails criticando o episódio e as mudanças que a atual temporada vem fazendo em sua história, recorreu ao seu blog para defender a decisão de D.B. Weiss e David Benioff:

    "Deixe-me reiterar o que eu disse antes. Quantos filhos Scarlett O'Hara tem? Três, no livro. Um, no filme. Nenhum, na vida real: ela era uma personagem fictícia, ela nunca existiu. A série é a série, os livros são os livros; duas formas diferentes de contar a mesma história... têm havido diferenças entre os livros e a série desde o primeiro episódio da primeira temporada. E, desde então, eu tenho falado sobre o efeito borboleta. Pequenas mudanças levam a mudanças maiores. (...)

    Dificilmente já existiu alguma série de TV tão fiel ao seu material de origem, de longe (se você duvida, converse com os fãs de Harry Dresden, ou com os leitores das crônicas de Sookie Stackhouse, ou com os fãs dos quadrinhos de The Walking Dead). (...) Mas quanto mais longe a série vai, maiores ficam as 'borboletas'. E agora chegamos ao ponto em que o bater de suas asas provoca furacões, como esse presente na minha caixa de e-mails. Prosa e televisão têm pontos fortes e pontos fracos diferentes, requerem diferentes formatos. David, Dan, Bryan e a HBO estão tentando fazer a melhor série de TV que podem..., mas todos nós ainda desejamos que, no fim, cheguemos ao mesmo lugar."

    Seja ou não gratuita, a cena aconteceu e, a partir de agora, terá consequências. Comente abaixo: Será que Sansa será capaz de se vingar de seu doentio marido?

    O próximo episódio de Game of Thrones, The Gift, vai ao ar no próximo domingo, dia 24 de maio.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top