Minha conta
    Frank Darabont processa a AMC por lucros de The Walking Dead

    Criador da série afirma que o canal lhe deve dezenas de milhões do dólares. Ele foi afastado da produção durante a segunda temporada.

    por Lucas Salgado

    Frank Darabont ingressou com um processo contra a rede AMC por causa do repasse irregular dos lucros de The Walking Dead. Criador da série e diretor do episódio-piloto, Darabont foi afastado da produção durante a segunda temporada, quando já estaria entrando em conflito com a emissora por causa de seus direitos.

    "A conduta da AMC com Frank foi até o momento uma atrocidade. Infelizmente, os fãs de The Walking Dead também sofreram ao serem privados de seu talento criativo", afirmou o advogado Darabont.

    De acordo com o contrato com o criador, ele teria direito a 12,5% dos lucros da série. Mas em 2012, dois anos após o lançamento, a emissora apontou que The Walking Dead não havia dado lucro, mas sim um prejuízo de US$ 49 milhões. Assim, Darabont não teria nada a receber.

    No centro da questão está também o chamado self-dealing (auto-licenciamento). Pelo acordo inicial, a AMC iria produzir a série em um estúdio afiliado, mas acabou mudando de ideia e produzindo por conta própria. Trata-se de um caso de integração vertical, com a empresa atuando como produtora e emissora. Frank Darabont aponta para uma irregularidade na cobrança da taxa de exibição, que estaria diminuindo o lucro oficialmente, mas que continuaria indo para o mesmo bolso, o da AMC.

    Casos parecidos aconteceram com Arquivo X, Will & Grace e Smallville. A AMC ainda não se pronunciou sobre o processo.

    Walking Dead

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top