Três Graças conquistou o público desde sua estreia com a história de três gerações marcadas pelo mesmo destino: a gravidez na adolescência. Aguinaldo Silva tem se reinventado ao escrever uma trama com tantas nuances, que diverte e ao mesmo tempo provoca discussões. O que poucos sabem é que, por trás de tudo isso, existe uma forte inspiração.
Gerluce, interpretada por Sophie Charlotte, é a grande protagonista da história. O nome da mocinha – que nem sempre é tão boazinha quanto manda o estereótipo – é uma homenagem a uma mulher importante na vida do autor.
Gerluce da vida real?
O próprio Aguinaldo revelou, em entrevista ao Gshow, que a inspiração para o nome da protagonista veio de uma grande amiga que faleceu. Batizar a mocinha como Gerluce foi sua forma de homenageá-la em plena TV aberta para todo Brasil – um grande ato de amor!
"Gerluce Amorim, uma bailarina pernambucana. Nós éramos todos da mesma idade. Ela morreu muito jovem e eu adorava a Gerluce. Resolvi que, dessa vez, colocaria a protagonista da novela teria o nome dela", afirmou.
TV Globo
Na história, Gerluce é retratada como uma mulher forte que, apesar das dificuldades sociais, está sempre de cabeça erguida e fazendo tudo ao seu alcance para que a mãe, Lígia (Dira Paes), e a filha, Joélly (Alana Cabral), possam ter uma vida tranquila. Claro, na medida do possível.
O fato é que a trama teve inspirações vindas de muitos lugares. Além da bailarina pernambucana, uma experiência que ocorreu há quase 20 anos também colaborou para que Três Graças fosse tão profunda.
Choque de realidade
A novela ser centrada em três mulheres fortes não é coincidência: enquanto escrevia Duas Caras, Aguinaldo Silva visitou uma maternidade pública e ficou marcado por tudo que viu lá. "Quando cheguei lá, logo cedo, tinha uma fila enorme de mulheres esperando para serem atendidas, e eu percebi que a maioria dessas mulheres eram meninas. Isso me chocou profundamente, porque eram adolescentes grávidas, de 15, 16 anos. Algumas ainda com jeito meio infantil", relembrou.
Depois de 15 anos, um dos personagens mais controversos das novelas vai retornar em Três GraçasApós ver diversas mulheres desamparadas, sem o apoio dos pais dos bebês, Aguinaldo percebeu o quão grave era a situação. "Um amigo que foi comigo na ocasião falou uma frase que me marcou: 'Você está vendo algum homem aqui?'. Ou seja, eram mães solo, o que me tocou demais. Isso foi lá em 2007, mas eu fiquei com aquela ideia da fila de meninas grávidas à espera de atendimento da maternidade".
Foi assim, depois de se deparar com a realidade de muitas brasileiras, que o autor criou a novela que hoje faz sucesso na Globo.
"Achei que um dia eu teria de escrever sobre elas, e foi, na verdade, desse meu compromisso que surgiram essas três graças: três mulheres que foram mães muito precocemente, sem que houvesse nenhum homem na família que as apoiasse nesse processo".
Três Graças é exibida de segunda a sábado, às 20h30 (horário de Brasília), na TV Globo. A novela também está disponível para assinantes do Globoplay.