Há vezes em que a Netflix estreia de surpresa séries originais que a princípio não pareciam destinadas a se tornar o novo sucesso da plataforma, mas acabam sendo, e outras em que a plataforma aposta em colocar em seu catálogo, dando-lhes uma nova vida. Uma dessas últimas acaba de chegar à plataforma de streaming: chama-se Moonhaven e é uma daquelas séries que parecem ter surgido do nada e que chamam poderosamente a atenção dos telespectadores.
No caso de Moonhaven, pelo fato de ser uma série de ficção científica, um dos gêneros mais apreciados pelos telespectadores, mas também porque um de seus protagonistas é um dos atores mais queridos da mítica Lost: Dominic Monaghan, o inesquecível Charlie que na série de ficção científica cult estrelou algumas cenas que ficaram para sempre na memória de seus seguidores, como o icônico Not Penny's Boat.
AMC
Ambientada 100 anos no futuro, a série foca sua trama em Bella Sway, uma contrabandista piloto de uma nave de carga lunar que é acusada de um crime e abandonada em Moonhaven, uma comunidade utópica, estabelecida em um Jardim do Éden de 800 quilômetros quadrados na Lua que busca soluções para os problemas destinados a causar o fim da civilização na Terra.
Cética do que vê no suposto paraíso, Bella terá que, com a ajuda de um detetive local, frustrar uma conspiração para assumir o controle da inteligência artificial que gerencia Moonhaven e, assim, deter esses supostos milagres que na verdade querem destruir a última esperança da Terra?
Além de Monaghan, Emma McDonald, Amaza Karan, Ayelet Zurer e Joe Manganiello estrelam a série de ficção científica de 2022, que foi renovada pela AMC antes de ser cancelada devido a cortes orçamentários.
Assim, há e haverá apenas uma temporada de 6 episódios de Moonhaven na plataforma de streaming, apesar de sua recepção ter sido majoritariamente positiva:
"É revigorante que Moonhaven, apesar de todos os seus pequenos defeitos, confie que os telespectadores estabeleçam suas próprias conexões entre a colônia lunar, o pouco que vemos da Terra do século XXIII e os diversos cataclismos geopolíticos atuais", escreveu sobre ela a revista TIME Magazine, enquanto a Variety também optou pela aprovação: "Apesar do formalismo do gênero e da seriedade das ideias, Moonhaven nunca se sente presa sob o seu próprio peso. É uma série surpreendentemente divertida, com uma narrativa concisa e ágil que dá a cada um dos seis episódios um final eletrizante".
"A primeira temporada de seis episódios da série claramente busca ser apaixonante e propulsora por vezes, e na verdade não é, mas há frequentes explosões de uma estranheza encantadora e engenhosa", escreve The Hollywood Reporter. "A natureza peculiar de Moonhaven é tanto sua maior força quanto sua maior fraqueza", assinaria o RobertEbert.com.