Com a sofisticação da computação gráfica, por trás de muitos universos que vemos nos filmes de ficção científica e fantasia há apenas um cubo de telas planas de chromakey. Diversos cenários fantásticos como os de Avatar e de Alice no País das Maravilhas foram montados totalmente em CGI, mas há um sabor especial quando sabemos que eles são reais, como é o caso de Stranger Things.
Desde o começo da produção, lá em 2016, os criadores da série, Matt e Ross Duffer, deixaram claro que gostariam de priorizar efeitos práticos e filmagens in loco para que a experiência fosse imersiva tanto para o elenco quanto para o público. Por isso, lugares como o laboratório do Dr. Brenner e elementos importantes como a maquiagem facial do Vecna são feitos de maneira artesanal pela equipe criativa.
Onde fica Hawkins na vida real?
Em Stranger Things, Hawkins fica no interior do estado norte-americano de Indiana, mas ela não passa de uma cidade fictícia que representa bem o "American Midwest". Para construí-la, várias locações espalhadas, principalmente, no estado da Geórgia — e estúdios de filmagem foram usados ao longo das temporadas.
Muitas das externas foram gravadas em Jackson, um munícipio de 5 mil habitantes nos arredores de Atlanta. E, como as filmagens da 5ª temporada aconteceram lá por aproximadamente um ano, as fachadas de alguns prédios foram temporariamente remodeladas pela direção de arte da série.
Reprodução / Jackson Argus-Progress
Reprodução / Jackson Argus-Progress
Graças a isso, a cidade acabou aproveitando o título de "Hawkins da vida real" para atrair turistas. Pelas ruas há placas indicando onde determinadas cenas foram filmadas e murais temáticos, as lojas vendem lembrancinhas com o rosto dos personagens.
O Volume 2 da 5ª temporada de Stranger Things estreia no dia 25 de dezembro na Netflix e o episódio final será lançado em 31 de dezembro. Enquanto isso, o Volume 1 já está disponível para streaming.