Muitos têm sentimentos confusos sobre o gênero de super-heróis. Muitas vezes é carregado de clichês e o princípio básico da história de herói/heroína contra vilão/vilã, salpicado de frases de efeito, é rapidamente compreendido. E rapidamente se torna chato. No entanto, com a extravagante minissérie de fantasia Cavaleiro da Lua - Moon Knight -, de Mohamed Diab e da dupla de diretores Justin Benson e Aaron Moorhead, a Marvel conseguiu algo especial em 2022 neste terreno exaurido.
Se você quer ver mais coisas fantásticas de Oscar Isaac após o sucesso de fantasia Frankenstein na Netflix, esta é a série perfeita para você. O ator de Dr. Frankenstein entrega um herói impressionantemente diferente como Cavaleiro da Lua.
É disso que se trata a minissérie de fantasia Cavaleiro da Lua no Disney+
Mesmo que Cavaleiro da Lua seja uma série da Marvel, você não precisa ter visto mais nada do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) para assisti-la. Oscar Isaac interpreta Steven Grant. Ele trabalha na loja de souvenirs de um museu de Londres. Ele sofre de distúrbios do sono, desmaios e não consegue se lembrar de momentos inteiros de sua vida.
Disney+
O motivo? Steven não está sozinho. Literalmente. Uma segunda personalidade vive dentro dele, o mercenário Marc Spector. Ele serve ao deus egípcio Khonshu como lacaio. De repente, Steven se encontra no meio das perigosas maquinações de antigas divindades que lutam amargamente entre si. Não resta a Steven outra opção a não ser ajudar Marc a impedir o retorno da deusa Ammit. Pois ela é muito mais perigosa do que Khonshu.
Do lado oposto está Arthur Harrow (Ethan Hawke), o servo devoto de Ammit. Ele quer libertar a deusa de seu exílio. Começa uma corrida contra o tempo através de pirâmides, passando por monstros e armadilhas, que lembram muito os filmes de Indiana Jones.
A estrela de Frankenstein, Oscar Isaac, alterna entre seus papéis rapidamente
Aqui não se trata apenas de um super-herói. Trata-se da pessoa – ou das pessoas – por trás da máscara. A personalidade dividida de Steven se torna o foco absoluto da série. Oscar Isaac enfatiza no documentário do Disney+, Assembled: The Making of Moon Knight, que ele não é realmente um ator de método. Mas para este projeto, ele se informou detalhadamente sobre o caso de Steven e Marc: o transtorno dissociativo de identidade.
Disney+
Neste transtorno psicológico, duas ou mais personalidades totalmente funcionais se manifestam na psique de um único indivíduo. Steven e Marc são fundamentalmente diferentes um do outro. Isso começa com seus sotaques, entre os quais Oscar Isaac alterna sem esforço. Steven fala com um sotaque britânico e uma voz ligeiramente mais aguda, Marc é da área de Chicago e fala em um registro mais grave.
A mera postura corporal, os gestos, os padrões de movimento e as expressões faciais são tão fundamentalmente diferentes que Oscar Isaac frequentemente permanecia nos papéis correspondentes durante os intervalos de filmagem no set para realmente internalizá-los. O documentário também revela isso. Depois de um tempo, ele até conseguiu alternar entre os dois personagens em uma única tomada. Ele entrega uma performance de atuação verdadeiramente impressionante.
Aqui não vemos um herói clássico, mas um protagonista ambivalente que está literalmente dividido. Não é apenas o conflito entre duas pessoas no mesmo corpo que nos faz sentir empatia, mas também o evento traumático que levou à divisão da personalidade. Uma representação respeitosa do transtorno psicológico está em primeiro plano em tudo isso.
Disney+
Cavaleiro da Lua se desenrola à parte dos acontecimentos do MCU
Oscar Isaac nos transmite de uma forma tocante a história de Steven e Marc, que precisam aprender a trabalhar juntos para salvar o mundo. A história não é apenas emocionante, mas também está desconectada do resto dos eventos do MCU. Os seis episódios da minissérie de fantasia podem ser apreciados com calma no Disney+, sem a necessidade de conhecimento prévio de duas dúzias de filmes.