Para a quinta e última temporada de Stranger Things, os showrunners Matt Duffer e Ross Duffer fizeram de sua missão principal não deixar pontas soltas e esclarecer todos os mistérios da série. Um dos principais pontos abordados nessa etapa final é explorar as complexidades do Vecna antes de, de fato, testemunharmos a batalha final.
O quarto episódio do Volume 1 demarca a primeira aparição do Vecna em Hawkins e houve quem apontasse o dedo para dizer que os Irmãos Duffer quebraram as regras de continuidade por causa do visual do vilão vivido por Jamie Campbell Bower. Realmente, a aparência dele está diferente da últims vez que o vimos, quase morto no fim da 4ª temporada, mas há uma explicação muito bem pensada por trás.
Netflix
Assim que Vecna atravessa o portal do Mundo Invertido em uma horda de distruição no quartel MAC-Z, nota-se de cara que ele está com um corpo repleto de falhas e "galhos" membranosos subindo por seu torso e rosto. Totalmente entregue aos poderes, há poucos resquícios do humano que ele já foi um dia como Henry ou como ele demonstra ser na máscara do Sr. Fulano, processo inspirado no filme Hellraiser - Renascido no Inferno:
"Sim, existe uma história por trás de tudo isso que nunca é revelada na série. A ideia foi baseada um pouco no Hellraiser original, embora seja diferente. Mas sim, ele se refugiou para curar suas feridas. Nancy abriu buracos por todo o corpo dele, então ele basicamente reconstruiu seu corpo para algo mais forte e, com sorte, mais estiloso", explicou Matt Duffer à Variety.
O corpo do Vecna foi feito totalmente em computação gráfica na 5ª temporada de Stranger Things
Niko Tavernise / Netflix
Matt ainda detalhou que demonstrar que essa aquisição de forças pelo corpo do personagem é consequência dele ter sido ferido gravemente foi um desafio para ser feito em uma caracterização totalmente prática. Então, Jamie Campbell Bower passou a usar um traje de captura de movimento ao invés de ter o corpo inteiro coberto por maquiagem e próteses como nas temporadas anteriores:
"No fim das contas, tivemos que usar computação gráfica completa em seu corpo, porque você vê buracos por todo ele. Encontrar esse equilíbrio levou muito tempo. Ele estava basicamente só de collant. Mas o importante é que a roupa combina com os movimentos dele. E o rosto dele é completamente ele mesmo, só com maquiagem. A gente não mexe nisso de jeito nenhum. É o Jamie por inteiro", completou o showrunner.
O Volume 2 da 5ª temporada de Stranger Things estreia no dia 25 de dezembro na Netflix e o episódio final será lançado em 31 de dezembro. Enquanto isso, o Volume 1 já está disponível para streaming.