Atenção! A matéria a seguir contém spoilers do Volume 1 da 5ª temporada de Stranger Things.
O Volume 1 da quinta temporada de Stranger Things confere todos os requisitos da definição de "começo do fim", preparando o terreno e evidenciando quais pontas serão amarradas no series finale. A próxima leva de episódios estreia no dia 25 de dezembro e, até lá, o público aproveita o intervalo para repassar informações importantes e levantar teorias.
No quarto capítulo, intitulado "O Feiticeiro", vemos que a batalha final está sendo armada em duas frentes: uma em Hawkins e outra diretamente do Mundo Invertido, que agora também abriga um quartel-general e o laboratório da Dra. Kay (Linda Hamilton). Lá, atrás de uma porta travada, é onde Eleven (Millie Bobby Brown) acredita que o Vecna/Henry (Jamie Campbell Bower) está sendo mantido.
Netflix
Em uma reviravolta surpreendente nos minutos finais do episódio, depois de uma luta cque quase tira a vida de Hopper (David Harbour), eles descobrem que, na verdade, há outra pessoa no "cofre" da cientista: Kali, ou Oito. Ao bater o olho inicialmente, muita gente pode não ter reconhecido a pessoa conectada aos fios e monitores, mas logo em seguida vemos uma rápida montagem que repassa em flashback as lembranças de Eleven com a "irmã".
Por que trouxeram Kali, a irmã de Eleven, de volta para a 5ª temporada de Stranger Things?
Kali, personagem interpretada pela atriz Linnea Berthelsen, apareceu apenas uma vez em Stranger Things, mais especificamente no sétimo episódio da segunda temporada (2x06). O capítulo "A Irmã Perdida" serviu como uma forma de "recuo" para criar um possível spin-off e, também, como ferramenta para sedimentar uma virada de chave para Eleven.
Netflix
Como o tom e os personagens apresentados destoaram completamente do restante da série, o novo núcleo de The Lost Sister foi totalmente rejeitado pelo público. A repercussão negativa fez com que Matt Duffer e Ross Duffer deixassem essa trama paralela de lado, mas os showrunners sentiram necessidade de trazê-la de volta na 5ª temporada para que não restasse nada irresoluto no desfecho:
"Queremos que, ao assistir à série inteira, as pessoas não tenham a sensação de que deixamos alguma trama ou fio solto. Que tudo se conecte. Que vejam como tudo se encaixa. E essa era definitivamente uma ponta solta da trama. Mas também, nós gostamos muito da Linnea e sentimos que aquele episódio [da 2ª temporada] não lhe deu a chance de fazer o que sabemos que ela é capaz de fazer", esclaresceu Ross em entrevista à Variety.
Os criadores da série enfatizaram que não quiseram chamar Berthelsen de volta "só por fazer". A dupla defende que seu retorno seria muito importante para amarrar a trajetória de Eleven nos episódios finais.
O Volume 2 da 5ª temporada de Stranger Things estreia no dia 25 de dezembro na Netflix e o episódio final será lançado em 31 de dezembro. Enquanto isso, o Volume 1 já está disponível para streaming.