A quinta temporada de Stranger Things pega as propostas e o estilo do que vimos nas quatro primeiras e eleva tudo para um novo nível, tanto de produção quanto dos riscos. Tanto a Netflix quanto toda a equipe criativa provam a disposição para encerrar a série em uma escala tão fenomenal quanto o que ela representa para o streaming.
Logo nos primeiros minutos da temporada, vemos como a tecnologia de substituição de rosto feita por captura de movimento e CGI faz Noah Schnapp voltar à infância de Will. Mas, ainda que a abertura tenha demandado um investimento altíssimo e recursos inovadores, ela não chegou aos pés da cena mais complexa da história da série.
“Sei exatamente o que fazer”: Jamie Campbell explica retorno a Stranger Things como Vecna na última temporada da série (Entrevista)É curioso, mas não coincidência, que a parte mais difícil e exigente nos bastidores tenha sido o final do 4º episódio, que encerra o Volume 1 em uma reviravolta chocante e de perder o fôlego.
Cenas finais do Volume 1 da 5ª temporada foram as mais desafiadoras da história de Stranger Things
Netflix
Os irmãos Duffer, showrunners de Stranger Things, admitiram que a batalha que encerra o Volume 1 da 5ª temporada "foi coisa mais difícil que já fizemos em termos de logística". A sequência em questão mostra Will, Mike (Finn Wolfhard) e Joyce (Winona Ryder) tentando escapar com as crianças do quartel general do exército durante a grande invasão dos Demogorgons nos minutos finais do episódio "Capítulo 4: O Feiticeiro".
Desembocando no final triunfal da descoberta dos poderes de Willl e a aparição do Vecna (Jamie Campbell Bower), a cena foi montada para que parecesse um plano-sequência e, por isso, demandou a coordenação de diversos fatores simultâneos:
"Envolveu muitas acrobacias, efeitos visuais, atores e crianças. É uma montagem [de várias tomadas], então não quero que as pessoas fiquem bravas quando o chamamos de 'plano-sequência'. Como foi uma noturna envolvendo crianças e dublês, só podíamos filmar cerca de duas horas por noite. Então, dividimos em, acho, quatro blocos, e pensamos que conseguiríamos concluir um bloco por noite dentro do tempo disponível", detalhou Matt Duffer.
A quinta e última temporada de Stranger Things demorou quase um ano inteiro para ser gravada. Isso porque cada episódio funciona como um "filme" por si só, variando entre 50 e 120 minutos de duração. Mais de 650 horas de filmagens foram captadas no total.
O Volume 2 da 5ª temporada de Stranger Things estreia no dia 25 de dezembro na Netflix e o episódio final será lançado em 31 de dezembro. Enquanto isso, o Volume 1 já está disponível para streaming.