Assim como aconteceu com minisséries como Monstro: A História de Ed Gein e O Caso Asunta, o México também adicionou suas próprias produções de drama e crime baseadas em fatos reais ao catálogo da Netflix, capazes de atrair a atenção dos assinantes.
Enquanto As Mortas, uma adaptação do romance de Jorge Ibargüengoitia, teve grande repercussão entre o público em 2020, foi A Busca que manteve muitos espectadores grudados na tela.
Para ver na Netflix: Essa série estrelada por um RBD recebeu 100% de aprovaçãoO caso e a série que cativou o mundo
A minissérie acompanha o desaparecimento de uma jovem chamada Paullette Gebara Farah, que morava em um subúrbio da Cidade do México. A busca começa logo, mas aos poucos, tudo se enreda em interesses pessoais, onde segredos, corrupção e a cobertura midiática do caso desempenham um papel significativo.
A especulação pública se intensificou quando, pouco depois de seu desaparecimento, o corpo da menina de quatro anos foi encontrado em sua casa; em seu próprio quarto, o mesmo cômodo onde ela havia sido procurada e onde sua família havia concedido entrevistas a diversos veículos de comunicação.
Netflix
Elenco e número de episódios de A Busca
A minissérie é composta por apenas seis episódios, cada um com menos de uma hora de duração, que refletem sobre o papel da mídia, da política, do sistema judiciário e até mesmo da sociedade em casos reais de desaparecimento.
A Busca conta com atores como Darío Yazbek, Diana Bovio, Regina Blandón, Everardo Arzate e Verónica Bravo, entre outros.
Netflix
Após seu lançamento, a história reacendeu debates nas redes sociais e entre o público em geral, assim como o caso real havia ocorrido anos antes. As discussões se concentraram na representação de figuras políticas, instituições e, em especial, na forma como a série retratou um caso que permanece "atual" mesmo uma década depois.