Já se passaram 8 anos desde que The Vampire Diaries, a série de vampiros que cativou os adolescentes na década de 2010, chegou ao fim após 8 temporadas. No fim, a jovem Elena (Nina Dobrev) escolheu construir uma vida com o irmão Salvatore mais velho, Damon (Ian Somerhalder), e tudo terminou feliz para o casal. Stefan (Paul Wesley), no entanto, não teve a mesma sorte, pois se sacrificou no episódio final para salvar Mystic Falls e todos os seus habitantes.
O sacrifício de Stefan
Embora nem todos os fãs tenham ficado felizes com o fim da série, que terminou com a morte de um de seus protagonistas, poderia ter sido pior: Damon também deveria morrer originalmente! Foi o que os criadores da série revelaram em uma entrevista à Entertainment Weekly quando o episódio final foi ao ar em 2017.
"O grande final que sempre imaginamos não aconteceu porque a série fez sucesso e durou oito anos", indicou Kevin Williamson na época, enquanto Julie Plec relembrou o que eles haviam imaginado anos antes, sentados em um shopping center.
CW
"Durante a 2ª temporada, Kevin e eu nos apaixonamos pela série e por essa história sobre dois irmãos que amam a mesma garota. E conforme o triângulo amoroso estava a todo vapor, dissemos um para o outro: quando tivermos contado tudo o que precisamos contar e a série estiver prestes a terminar, os dois irmãos deveriam morrer para salvar a pessoa que amam e, então, vê-la viver como fantasmas", relembrou Plec.
"Elena teria tido seu final feliz, talvez casando-se com Matt Donovan ou tornando-se médica. Mas os dois irmãos teriam cuidado dela, lado a lado. A ideia de um final assim nos fez chorar muito naquela época."
Um acontecimento que mudou tudo
Mas a dupla não havia previsto duas coisas: que The Vampire Diaries duraria tanto tempo e que uma de suas estrelas sairia no meio da trama. Dobrev deixou a série no final da 6ª temporada e mudou tudo para o desfecho.
CW
"Se Nina não tivesse saído, eu gostaria de ter explorado se Stefan e Elena poderiam voltar a ficar juntos. Não sei se teria sido possível, mas sem a saída dela, o objetivo seria tentar trazer o triângulo amoroso de volta ao centro da trama antes do final da série e deixar Elena diante de uma escolha real. Mas a saída dela selou o destino romântico de Damon e Elena. Senti que tínhamos que focar em Damon e Elena até o fim", afirmou Julie.
"Naquele ponto, para mim, a série deixou de ser a história de um triângulo amoroso e se tornou uma série sobre o poder desses dois irmãos e o amor que sentiam um pelo outro. E, portanto, era absolutamente impensável que os matássemos e os privássemos de um final feliz."
À luz dessas declarações, quase se poderia agradecer a Dobrev por ter deixado a série quando o fez, porque a ideia do retorno do triângulo amoroso não é nada empolgante, e teria sido bastante decepcionante se os dois irmãos Salvatore tivessem morrido no final da série, tornando esse envolvimento romântico ainda mais sem sentido.