Esta piada de Os Simpsons dura um segundo – e exige uma aula de história para ser compreendida
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Uma frase que remete a uma guerra entre inventores no século XIX e até mesmo canções satíricas que inspiraram curtas de animação.

Algumas piadas de Os Simpsons exigem certo conhecimento histórico para serem entendidas. Por exemplo, o nome completo do Sr. Burns, Charles Montgomery Plantagenet Schicklgruber Burns, contém dois detalhes incríveis: primeiro, "Plantagenet" é a dinastia à qual os reis ingleses pertenceram de 1154 a 1485, da qual descendem tanto os Lancaster quanto os York (e que agora está extinta). Segundo, "Schicklgruber" era o sobrenome do pai de Adolf Hitler, que mudou oficialmente seu nome em 1877. Mas se isso parece surpreendente, espere até descobrir este detalhe que surge de uma única palavra na 7ª temporada...

Ahoy!

Não há dúvidas de que a 7ª parcela é uma das melhores da história de Os Simpsons, mas hoje vamos nos concentrar no 17º episódio, O Substituto.

Em determinado momento, Burns atende o telefone com um "Ahoy!". Não seria a última vez que ele faria isso: na 8ª temporada, durante o episódio A Grande Paixão de Lisa, quando Homer compra um discador automático para fazer telemarketing fraudulento, Burns responde da mesma forma.

FOX

Isso pode parecer uma piada aleatória que soa engraçada por si só, mas teve origem em 1877, quando Alexander Graham Bell fundou a Bell Telephone Company e, com ela, o uso generalizado do telefone. Alguns o consideram o inventor, mas a verdade é que Antonio Meucci e seu "teletrofone" de 1849 o precederam. O fato é que Graham Bell, entre suas regras de etiqueta para atender o telefone, indicava que se deveria dizer "Ahoy!".

Embora isso possa parecer estranho para nós hoje, já foi usado como forma de cumprimentar alguém na rua, quando "Olá" ainda era uma palavra relativamente nova. De fato, durante anos, em inglês, "Olá" ou "Alô" ("Hello") eram simplesmente uma forma de expressar surpresa (por exemplo, "Olá! O que temos aqui?"). Foi Thomas Edison, o maior rival de Graham Bell, quem pensou que poderia ser usado para comunicação telefônica.

Em 15 de agosto de 1877, pouco depois de inventar o aparelho, Edison notou que "Alô!" podia ser ouvido claramente pelo telefone, e gradualmente se popularizou.

Os Simpsons
Os Simpsons
Data de lançamento 1989-12-17
Séries : Os Simpsons
Com Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright
Usuários
4,7
Assista agora no Disney +

Então, qual é a piada em Os Simpsons? Bem, obviamente, o Sr. Burns é mais velho que o próprio telefone, e ele ainda usa a frase que Graham Bell propôs – prova de que os roteiristas da época não se importavam nem um pouco se suas piadas agradavam a todos ou apenas a um público específico.

facebook Tweet
Links relacionados