Misturando eventos reais com uma narrativa ficcional, Tremembé chega nesta semana ao Amazon Prime Video como um dos títulos mais antecipados e controversos do streaming. A série protagonizada por Marina Ruy Barbosa mostra a realidade das relações entre os detentos reais do "presídio dos famosos".
A trama se inicia com a chegada de Suzane von Richtofen (Marina Ruy Barbosa) à Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado , mais conhecida por Tremembé, causando comoção entre os detentos. Suzane logo descobre que para se proteger, precisará conquistar a confiança de Sandrão (Letícia Rodrigues) e desvendar as dinâmicas de poder que permeiam as celas e corredores.
"É entretenimento com responsabilidade": Marina Ruy Barbosa rebate críticas sobre a série Tremembé romantizar a violência e os criminosos brasileiros (Exclusivo do Festival do Rio)Por que Tremembé é considerada como o "presídio dos famosos"?
Amazon Prime Video
A cidade de Tremembé, que fica a 172 quilômetros da capital paulista, abriga um complexo prisional composto por cinco penitenciárias. Duas delas abrigam os "presos famosos", ou seja, detentos condenados por crimes de alta repercussão midiática e/ou que já eram reconhecidos pelo público brasileiro enquanto suspeitos.
Essa medida de concentrar esse tipo de detento em um único presídio foi estipulada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) após a desativação definitiva do Carandiru, em 2002, dez anos após o massacre vitimou 111 pessoas. O objetivo é garantir a integridade física, segurança e a privacidade dos internos.
O regime pode mudar em breve, uma vez que o Governo do Estado de São Paulo pretende transferir detentos como Robinho e Roger Abdelmassih para outro presídio. De acordo com informações noticiadas pelo g1 em agosto, a P2 de Tremembé "deixará de abrigar presos envolvidos em casos de grande repercussão e passará a receber apenas presos em regime semiaberto".
Tremembé estreia no Amazon Prime Video nesta sexta-feira, 31 de outubro.