O recente anúncio do segundo filme dos Simpsons deixou os fãs de parques temáticos preocupados com a possibilidade de ser um presente envenenado. Com lançamento previsto para 2027, não faltam especulações de que seria uma oportunidade perfeita para fazer um esforço transmidiático para os personagens e, por exemplo, incorporá-los aos parques da Disney, já que a empresa adquiriu os direitos em 2019.
Até agora, isso não tem sido uma grande preocupação. Semelhante ao que acontece com certos personagens da Marvel que podem aparecer nos parques da Universal, mas não nos da Disney, é uma questão de licenciamento. Todos os filmes da 20th Century Fox pertencem à Universal há muito tempo, mas no setor de parques temáticos, os direitos são da Universal. Pelo menos por enquanto, já que as previsões dos especialistas indicam que isso pode acabar por volta de 2027 ou 2028.
METRO96
É uma preocupação que até mesmo Matt Selman, o atual showrunner da série, expressou. Ele disse à Entertainment Weekly que não vê os parques da Universal cancelando Os Simpsons. "Eu, pessoalmente, ficaria chocado se Os Simpsons não continuassem na Universal." Ele esclarece que fala como fã, pois não tem acesso a nenhuma negociação que possa estar em andamento.
"Pense bem, o que eles colocariam lá? Teriam que fechar por uns dois anos? E construir outra área, bem no meio da Universal. Eu estava lá agora há pouco. Eles estão construindo uma montanha-russa gigante de Velozes & Furiosos. E acabaram de construir aquela coisa toda do Mario. Tipo, como poderiam? Eu os destruiria!"
Atualmente, há duas grandes atrações dos Simpsons no Universal Studios Hollywood e no Universal Studios Orlando. Ambas são versões diferentes do mesmo conceito: um simulador chamado The Simpsons Ride, que recria as sensações de uma montanha-russa real dentro do mundo virtual de Springfield. A atração em si foi seguida por restaurantes e outros espaços temáticos, criando uma área inteira de Springfield dentro dos parques.
"Embora a tecnologia tenha 20 anos, ela ainda é ótima", diz Selman. Em 2022, ela recebeu uma reformulação com efeitos atualizados e uma simulação mais realista. Mesmo naquela época, os fãs não estavam muito animados com a longevidade da atração. "Aproveite enquanto dura", disse um usuário do Reddit.
Onde não há nenhuma atração dos Simpsons é no Universal Epic Universe, o megaparque da empresa em Orlando, inaugurado em maio. Talvez seja mais um sinal de que a empresa parece querer se concentrar mais em outras propriedades intelectuais, como Como Treinar o Seu Dragão, Mario Bros. ou Harry Potter.