O misterioso assassinato de Odete Roitman (Débora Bloch) será revelado nesta semana no remake de Vale Tudo, marcando as últimas emoções da novela. Além de finalmente descobrirmos quem matou a vilã no último capítulo, que vai ao ar no dia 17 de outubro, saberemos também o destino dos demais personagens da trama de Manuela Dias.
Enquanto o desfecho não chega, vale relembrar como terminou a primeira versão da história, exibida em 1988. É claro que muita coisa será diferente no remake, e o futuro de alguns personagens também, mas certas situações podem se repetir.
Confira, a seguir, como foi o final original de Vale Tudo e relembre a resposta para o grande mistério que parou o Brasil na década de 1980.
O final dos personagens de Vale Tudo
Leila (Cássia Kis)
Reprodução/TV Globo
Em 6 de janeiro de 1989, no último capítulo da trama, o público descobriu que a verdadeira assassina de Odete Roitman era Leila (Cássia Kis). Na verdade, ela não pretendia matar a vilã, e sim Maria de Fátima (Glória Pires), que mantinha um caso com seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria). No entanto, Leila acabou atirando na empresária por engano.
Marco Aurélio (Reginaldo Faria)
Reprodução/TV Globo
No final de Vale Tudo, o executivo foge do Brasil com Leila e Bruno (Danton Mello) em um jatinho particular e faz o gesto de "banana" com os braços em frente ao Cristo Redentor. O símbolo da impunidade se tornou uma das cenas mais marcantes das novelas brasileiras.
Maria de Fátima (Gloria Pires)
Reproduçao/TV Globo
Fátima conseguiu, após enfrentar poucas e boas, a tão sonhada vida de luxo que sempre desejou. No desfecho, ela aceita uma proposta ousada: receber um milhão de dólares ao ano para se casar com um príncipe italiano gay, e viver uma vida de fachada no exterior – tudo isso morando com César (Carlos Alberto Riccelli), em uma espécie de trisal.
César (Carlos Alberto Riccelli)
Reprodução/TV Globo
César foi a grande mente por trás do casamento arranjado de Maria de Fátima. Após fugir da polícia e se mandar para a Europa, o malandro conheceu Giovanni (Marco Manzano), o príncipe da Lombardia, que pretendia ingressar na política por um partido conservador. Para manter as aparências sobre sua sexualidade, precisava de uma esposa falsa.
Ivan Meireles (Antônio Fagundes)
Reprodução/TV Globo
Após assumir sua culpa pelo suborno para liberar equipamentos retidos na alfândega, Ivan (Antônio Fagundes) é condenado e cumpre dois anos de prisão. Ao deixar a cadeia, encontra Raquel (Regina Duarte) o esperando na saída. Mais tarde, ele é nomeado vice-presidente da TCA e lança o livro Vale Tudo?, escrito durante o período em que esteve preso.
Raquel (Regina Duarte)
Reprodução/TV Globo
Raquel encerra a novela provando que vale a pena ser honesta, conquistando sucesso profissional com seu empreendimento. No entanto, no último capítulo, fica indignada com a prisão de Ivan e começa a questionar a justiça no país. Após a saída dele da prisão, ela segue feliz ao lado do amado, cuidando do neto e com uma bela casa em Búzios.
Heleninha (Renata Sorrah)
Reprodução/TV Globo
Heleninha (Renata Sorrah) finalmente reconhece seus problemas com o álcool e busca ajuda no Alcoólicos Anônimos. Ao lado do marido, William (Dennis Carvalho), que a incentiva a lutar contra o vício e lhe entrega a ficha de um ano de sobriedade, a artista plástica inicia uma nova fase em sua vida e chega a organizar uma exposição de sucesso.
Afonso (Cássio Gabus Mendes)
Reprodução/TV Globo
No final de Vale Tudo, Afonso (Cássio Gabus Mendes) descobre que é pai de Marcinha, a bebê de Solange (Lídia Brondi), e consegue reconquistar a chérrie com juras de amor. Os dois se casam em uma cerimônia discreta no civil e vivem felizes para sempre.
Outros finais de Vale Tudo
Aldeíde (Lília Cabral) termina a novela com André (Marcello Novaes), enquanto Poliana (Pedro Paulo Rangel) se casa com a secretária Íris (Cristiana Galvão), personagem que não existe no remake. Já Laís (Cristina Prochaska), após a trágica morte de Cecília (Lala Deheinzelin), se envolve com Marília (Bia Seidl), hóspede da pousada.
Tiago (Fábio Villa Verde) encerra a trama ao lado de Fernanda (Flávia Monteiro), e Lucimar (Maria Gladys) ganha uma bolada no jogo do bicho, vai para o exterior e retorna deslumbrada, com ares de Odete Roitman e um jovem namorado a tira-colo.