Nem sempre o sucesso garante uma relação duradoura em uma emissora. Portanto, se você gosta do Pedro Cardoso e ainda espera vê-lo em novas produções da Globo, saiba que isso provavelmente não vai acontecer. O canal teria banido o ator de suas produções por conta do acúmulo de críticas e polêmicas feitas por ele ao longo dos anos.
Historicamente, a Globo sempre teve um certo cuidado com a imagem pública de seus artistas. A empresa costuma evitar manter no elenco quem fala mal da emissora, move processos milionários contra o Grupo Globo ou se envolve em situações que possam prejudicar sua reputação, mesmo que seja alguém com uma longa trajetória na casa.
A história de Pedro Cardoso na Globo durou mais de 30 anos. Ele começou como roteirista, em programas como o TV Pirata (1988–1992), e depois brilhou como ator em novelas, séries e humorísticos. Seu papel mais marcante foi o inesquecível Agostinho Carrara, de A Grande Família (2001–2014), uma das sitcoms mais famosas da TV brasileira.
A demissão do ator, pouco depois do fim do seriado, não foi das mais amigáveis. Desde então, Pedro passou a detonar a antiga empresa em diversas entrevistas.
Mágoa e ataques à Globo
Em junho de 2016, durante o programa Pânico, da rádio Joven Pan, Pedro Cardoso deixou claro sua mágoa, alegando que não teve sua história valorizada pelos antigos patrões.
"Eu achava que a Globo me ofereceria um horário para eu desenvolver um projeto autoral. Mas tiveram o mais absoluto desprezo pelo meu trabalho lá dentro", afirmou o ator.
Divulgação/TV Globo
Em outra ocasião, em entrevista à revista Forum, o artista rasgou o verbo: "Eu me queixo até hoje da TV Globo em relação a isso com o resultado econômico que eu trouxe para ela. Ela tinha o dever social de ter se interessado pelo meu universo criativo", reclamou.
O artista não costuma criticar apenas a falta de valorização do seu trabalho, mas também diversos posicionamentos da emissora carioca e de suas produções. Essa postura acabou fazendo com que a rivalidade entre o ator e a Globo chegasse a um ponto sem volta, resultando em seu afastamento definitivo do canal dos Marinho.
Em entrevista a Gugu Liberato, na Record TV, ele chegou a confessar que ficou "tristíssimo" com seu desligamento pela Globo e criticou indiretamente a novela Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco, sem citar o nome da produção:
"Você faz algo sobre modelos que se prostituem e isso vira um sem número de cenas eróticas. Parece que você está tratando seriamente desse assunto, que está preocupado em salvar a vida dessas moças. Quando, na verdade, você está apenas vendendo conteúdo erótico disfarçado de interesse intelectual", declarou.
"Deixou 200 pessoas esperando": Polêmica com estrela da Globo em gravação de novela vem à tona 25 anos depoisNa ocasião, Gugu perguntou se as declarações polêmicas do ator poderiam prejudicá-lo em outros trabalhos, e Pedro respondeu em tom firme: "Se o preço da minha liberdade for esse, eu vou pagar feliz. Eu acho que o artista tem um compromisso muito grande com a verdade. Você tem que falar o que pensa e dizer a verdade."
Perda de relevância
Entre suas queixas, Pedro também apontou o poder concentrado nas mãos da TV Globo. Em sua visão, o ideal seria um país com mais TVs regionais e contratos de trabalho mais justos para os artistas. O ator também gerou polêmica ao afirmar que a Globo estaria perdendo relevância diante do avanço dos serviços de streaming:
"A Rede Globo está acabando, infelizmente, apesar de todos os problemas que a Rede Globo tem. Eu acho muito ruim que a gente perca uma emissora como a Rede Globo e comece a viver debaixo de empresas estadunidenses porque a Rede Globo tinha um vínculo com o Brasil. É uma empresa brasileira, os donos da Rede Globo vivem no Brasil", disse ao Sem Censura no ano passado.
Reprodução/TV Brasil
Em conversa com Mauricio Stycer, do UOL, ele foi rápido ao dizer que a televisão brasileira é "acovardada e conservadora", acrescentando que esse comportamento seria o responsável por seu fim: "O país mudou, mas a TV está igual ao Brasil do Fernando Henrique. Se a gente ficar fazendo a televisão que era da época dele, o público vai fazer outra coisa".
Além disso, ao longo dos anos, o artista passou a questionar a falta de representatividade da realidade brasileira nas produções da emissora, afirmando que a Globo cria uma espécie de ‘Disneylândia’ televisiva, que ignora o verdadeiro contexto nacional.
Atualmente, aos 62 anos, Pedro Cardoso vive em Portugal com a esposa, a também atriz Graziella Moretto, e as filhas.