Existem certas personalidades do mundo do mangá e do anime que não se afastam de opiniões impopulares. E Kazuhiko Torishima, que foi o antigo editor de Akira Toriyama em Dragon Ball, está se consolidando como uma delas. O editor costuma ter opiniões bastante certeiras, ou pelo menos interessantes, sobre a indústria, e neste caso não teve papas na língua para falar sobre o fenômeno que é Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba.
O filme Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Castelo Infinito estreou há pouco no Japão e já quebrou vários recordes de bilheteria, demonstrando mais uma vez que é um anime arrasador que movimenta milhões de fãs... E de ienes. Agora, Torishima acredita que se Demon Slayer está onde está hoje foi graças ao anime, e não pelo mangá original de Koyoharu Gotouge.
"'Demon Slayer' só se tornou tão popular porque o anime era incrível. O mangá em si não era tão bom. É como se o mangá fossem os grãos de café crus, e o anime os torrou e os preparou em algo realmente especial", disse recentemente Torishima, como relata sandman em sua conta no X (Twitter).
Agora, embora as palavras de Torishima possam parecer um pouco ácidas, o editor no final mantém que o anime de Demon Slayer acabou sendo algo muito especial dentro da indústria. Mas creio que não lhe falta razão.
A história de Demon Slayer é emotiva e emocionante, com personagens trágicos e uma trama atraente, mas que também pode se tornar repetitiva e que não reinventa os shonens de ação (atenção, isso não é ruim). Mas certamente foi graças ao magnífico anime da Ufotable que conseguiu catapultar sua popularidade até onde está agora, com Castelo Infinito chegando a se tornar o filme de anime de maior bilheteria da história, superando Your Name e A Viagem de Chihiro.
Ufotable, Inc.
O anime de Demon Slayer soube elevar sua história com sua cinematografia, trilha sonora e, obviamente, também o trabalho dos dubladores. Nos entregou consistentemente um alto nível de animação, e seu impecável acabamento inclusive mudou a forma como muitos outros estúdios trabalham, que perceberam que a qualidade deve prevalecer sobre a quantidade.
Como diz Torishima, havia alguns grãos de café, que já podem ser de melhor ou pior qualidade dependendo do critério de cada um. Mas certamente o anime conseguiu fazer com que Demon Slayer seja um café excelente que, mesmo que você não seja muito fã, vai querer provar.