Há um detalhe em The Walking Dead que pode prejudicar os fundamentos da série desde o início, mas foi uma decisão consciente de seu criador
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Como é possível que os corpos e forças de segurança de todos os países do mundo não conseguiram conter a ameaça de hordas de zumbis clássicos?

Lançada pela primeira vez em 2010 como adaptação de uma série de quadrinhos na época ainda inacabada de Robert Kirkman, The Walking Dead se tornou um autêntico fenômeno seriado em sua primeira década e, ao mesmo tempo, conseguiu um ressurgimento do gênero que se manteve durante vários anos. No entanto, uma vez que chegou ao seu ponto mais alto, a paixão pelo universo pós-apocalíptico proposto pela série original da AMC foi se esvaziando pouco a pouco e em sua reta final só restaram seus fãs mais fiéis. Entretanto, o universo de The Walking Dead segue vivo três anos depois através dos spin-offs protagonizados por Daryl (Norman Reedus) e Maggie (Lauren Cohan) e Negan (Jeffrey Dean Morgan), que continuam estreando temporadas.

The Walking Dead
The Walking Dead
Data de lançamento 2010-10-31
Séries : The Walking Dead
Com Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan
Usuários
4,7
Assista agora no Disney +

Tanto se você era um grande fã quanto se nunca foi, The Walking Dead marcou uma época na televisão e seus personagens são praticamente reconhecíveis em todo o mundo, embora muitos daqueles que, um dia começaram a aventura e eram pontuais em seu compromisso semanal com o episódio, nem sequer chegaram a saber como tudo aquilo terminou. Nos seus primeiros anos, isso sim, todo mundo falava de The Walking Dead e a série era objeto de todo tipo de especulações e teorias, como a origem do apocalipse, a possível cura ou que efeitos teria sobre a trama a revelação ao Rick do Dr. Jenner.

Uma das questões mais comentadas sobre a série tinha a ver com a velocidade dos caminhantes e só é preciso dar uma volta pela internet para comprová-lo. Na opinião de muitos - como o usuário do Reddit que você pode ler a seguir, mas que é apenas um de tantos -, os zumbis de The Walking Dead caminham muito lentamente para serem uma ameaça para os corpos e forças de segurança. "Supostamente, essas hordas de zumbis lentos arrasaram por completo o exército de todas as nações. Como isso funcionaria? Exércitos armados com tanques e armas automáticas, sem falar em helicópteros e aviões de combate, não conseguem conter uma horda de zumbis lentos? Nunca se explica como isso pôde acontecer", aponta um usuário sobre o furo no roteiro. E ele não está errado.

No entanto, que os zumbis de The Walking Dead eram zumbis lentos estava estabelecido desde o início, e que a epidemia havia derrubado as sociedades e acabado praticamente com toda a humanidade era um fato inquestionável do cenário em que a história se passaria. Além disso, se fazia mais ou menos sentido que zumbis nessas velocidades pudessem derrotar batalhões do exército armados até os dentes nunca foi o ponto de Robert Kirkman ao estabelecer as bases de sua história.

AMC

Robert Kirkman: "The Walking Dead é meu esforço para canonizar a tradição zumbi"

Enquanto outras produções do gênero como Extermínio ou Guerra Mundial Z, entre outros exemplos, apostavam em mortos-vivos rápidos que, em grupo, eram praticamente imbatíveis, Robert Kirkman queria para sua história o zumbi clássico dos filmes de George A. Romero, que também nos faziam questionar a ameaça real das criaturas em termos de velocidade:

"Há muito poucas novidades no mundo dos zumbis", contava em 2010 o criador em entrevista à The Atlantic por ocasião do final da primeira temporada. "[The Walking Dead] é, de certo modo, meu esforço para canonizar a tradição zumbi. Os vampiros têm suas próprias regras, os lobisomens também, mas muitas vezes, quando as pessoas tentam fazer algo com zumbis, tentam reinventar a roda...".

É confuso, e eles têm que explicar tudo. Então decidi começar com a base, o núcleo — o que considero o zumbi ideal e perfeito — e partir daí

Assim, se os zumbis em The Walking Dead são lentos é porque os zumbis, tradicionalmente, sempre haviam sido lentos no lore dos mortos-vivos, ao qual a obra de Kirkman presta homenagem e reverência.

No entanto, com o passar das temporadas, Kirkman ofereceu algumas outras ideias interessantes, como quando explicou a Conan O'Brien em sua visita ao late show que a agilidade ou velocidade dependia de quão fresco estava cada morto-vivo.

facebook Tweet
Links relacionados