Malhação estreou há 30 anos na Globo e, ao longo de 27 temporadas, revelou inúmeros talentos da emissora. No entanto, nem todos os protagonistas seguiram rumo ao estrelato. Um deles, inclusive, desapareceu da frente das telinhas, mas continua marcando presença – só que de um jeito diferente. Confuso, né? Então vem que o AdoroCinema te explica!
O artista em questão é Fábio Azevedo. Você provavelmente se lembra dele como Marcelo, protagonista da sétima temporada de Malhação, no ano 2000. Seu personagem vivia um romance com Joana (Ludmila Dayer), mas a relação era ameaçada pelas armações de Bia (Fernanda Nobre), prima da moça, que também se apaixonava pelo rapaz.
O galã que arrancou suspiros na época começou a carreira muito cedo, ainda criança, em campanhas publicitárias. Mais tarde, participou da série Sandy & Junior (1999) e, logo depois, conquistou o papel de protagonista em Malhação.
TV Globo
"A Malhação foi muito marcante, pois foi meu primeiro grande papel na TV. As recordações são as melhores possíveis, me diverti, aprendi muito e fiz grandes amigos", afirmou Fábio em entrevista ao Gshow, em 2019.
Após Malhação, ele ainda fez alguns trabalhos na TV, como a novela Jamais Te Esquecerei (2003), do SBT, e o teleteatro Senta Que Lá Vem Comédia, da TV Cultura. Sua última aparição nas telas foi em Floribella (2006), da Band – pelo menos na frente das câmeras.
Isso porque, atualmente, Fábio Azevedo se dedica à dublagem e dá voz a diversos personagens, incluindo um dos super-heróis mais poderosos do Universo Cinematográfico Marvel!
Galã e... super-herói!
Assim que encerrou sua participação em Malhação, Fábio voltou a morar em São Paulo, sua cidade natal, e retomou o ofício de dublador – profissão que já havia iniciado antes mesmo de sua estreia na Globo, em 1999. Hoje, aos 46 anos, ele segue firme e forte na área e também atua como diretor de dublagem em produções da Disney e da Marvel.
Ao longo da carreira, já emprestou sua voz a personagens famosos, como a Fera em A Bela e a Fera (2017) e Theon Greyjoy de Game of Thrones (2011). Mas, sem dúvidas, o papel que mais o consagrou foi o de Doutor Estranho, personagem do Universo Marvel interpretado por Benedict Cumberbatch. Aliás, ele é a voz oficial o ator britânico no Brasil.
E os fãs reconhecem bem sua voz, viu? Fábio já foi parado até no mercado!
“Uma vez, no mercado, eu estava fazendo compras e a pessoa do caixa perguntou se eu ia querer colocar o CPF na nota. Eu falei 'quero' e, quando estava ditando os números do documento, o caixa ao lado parou e falou: ‘Você é o Doutor Estranho, não é?’ [risos] ‘Sou!’ Essa foi a última que me aconteceu”, contou o ator ao Gshow no ano passado.
Apesar de sua fase como galã ter sido marcante, ser a voz do herói da Marvel chama ainda mais atenção. “As pessoas ficam me encarando, com aquela expressão de que me conhecem de algum lugar, e no fim acabam perguntando se eu dublo algum personagem famoso.”