Em agosto de 2011, a TV Globo lançou uma novela que, mesmo após mais de uma década, ainda gera muita repercussão. Fina Estampa até foi um sucesso de audiência, mas isso não impediu que se tornasse também uma das tramas mais controversas da emissora. Nem mesmo um elenco de peso, com nomes como Lilia Cabral, Christiane Torloni, José Mayer, Sophie Charlotte e Malvino Salvador, conseguiu salvar a produção das críticas.
O problema não estava nos números, e sim no conteúdo: a novela das 21h foi acusada de apresentar personagens excessivamente caricatos, núcleos problemáticos e atuações constrangedoras, além de diálogos que até hoje causam vergonha alheia. A situação foi tão incômoda que alguns integrantes do elenco chegaram a criticar a obra publicamente.
Ainda assim, a Globo demonstra carinho pela criação de Aguinaldo Silva, tanto que resolveu trazê-la de volta à telinha, em mais uma reprise, agora na TV por assinatura.
Fina Estampa de volta à TV
A partir do dia 18 de agosto, a história da faz-tudo Griselda, a Pereirão, interpretada por Lilia Cabral, será exibida no canal Globoplay Novelas (antigo Viva), substituindo a inédita Guerreiros do Sol na faixa das 22h40 (horário de Brasília).

E essa não é a primeira vez que a plim-plim decide reprisar o folhetim: em 2020, durante a pandemia da Covid-19, uma edição especial de Fina Estampa voltou ao ar em pleno horário nobre, ocupando o espaço que seria destinado a novelas inéditas, mais especificamente Amor de Mãe (2019), cujas gravações e exibições precisaram ser interrompidas.
Na época, a escolha dividiu opiniões, mas há quem goste da novela. Afinal, em sua primeira exibição, ela alcançou nada menos que 39 pontos de média geral na Grande São Paulo, enquanto a reprise fechou com 33,7 pontos de audiência.
Nem Renascer, nem Terra e Paixão: A última novela da Globo a marcar 35 pontos de audiência em um capítulo e fazer história foi um remakeO tom humorístico e alguns personagens contribuíram para esse sucesso. Celeste (Dira Paes), a dona de casa sofrida; Renê (Dalton Vigh), o rico que se apaixona e enxerga beleza em uma mulher batalhadora; e claro, Griselda/Pereirão, que encara qualquer trabalho para sustentar os filhos, são exemplos de figuras que geram identificação com o público.
Críticas e mais críticas à trama
Mas essa história está longe de ser perfeita. Na verdade, Fina Estampa recebeu muitas críticas, e até Marco Pigossi, intérprete de Rafael na trama, chegou a comentar sobre isso em uma conversa com João Vicente de Castro no Instagram do canal GNT.
"Essa novela deveria ser proibida de reprisar, porque são tantas barbaridades. Você passar uma novela dessas hoje é uma loucura", opinou o galã, que completou: "Eu tenho vergonha de algumas coisas que são faladas na novela, de como são tratadas na novela. Tenho vergonha da minha atuação, das minhas mechas loiras."
O motivo de tantas críticas tem explicação. A trama apresenta diversos elementos considerados problemáticos pelo público, como o personagem Crô (Marcelo Serrado), o mordomo gay de Tereza Cristina (Christiane Torloni), retratado de forma extremamente caricata e constantemente ofendido pela patroa e por outros personagens.

A própria vilã virou motivo de desgosto, já que nunca conseguia fazer um plano dar certo - era uma típica megera, mas bem fraca. O casal Baltazar (Alexandre Nero) e Celeste também gerava incômodo: o personagem masculino era, basicamente, um agressor, mas acabou virando a paixão platônica de Crô, com direito até a trilha sonora romântica.
Outro ponto que deixou o público frustrado foi, com certeza, o desfecho de Griselda e Renê. Apesar de viverem um romance que parecia caminhar para um final feliz juntos, ela acabou ficando com Guaracy (Paulo Rocha). Tudo isso porque o chef não gostou de saber que a namorada havia investido secretamente em seu restaurante. É mole?!
Atores como Dalton Vigh, Carolina Dieckmann e Marcelo Serrado já saíram em defesa da novela - e até o próprio Aguinaldo Silva fez questão de se manifestar após a crítica de Marco Pigossi viralizar. “Esse ator está na contramão dos interesses dos telespectadores. Uma novela é criada para agradar ao público em geral. Se a interpretação não alcançou os níveis desejados, aconselharia o ator a frequentar a minha casa de arte", disse ele à jornalista Fabíola Reipert.
Agora, mesmo após anos de discussão, parte do público não parece nada feliz com a nova reprise de Fina Estampa. Confira algumas reações abaixo: