Nem Chiquititas, nem Carrossel: A novela de maior audiência do SBT neste século não é uma trama infantil – e está no streaming pra você assistir!
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Muita gente não sabe, mas essa produção exibida em 2001 foi o primeiro remake de uma novela mexicana da Televisa realizado pela emissora.

O SBT tem um extenso histórico de produções marcantes e faz parte da rotina dos brasileiros há décadas, seja com seus programas icônicos, a grade voltada ao público infantil ou suas novelas direcionadas ao público adulto. Embora atualmente a emissora não invista com tanta intensidade na produção de folhetins, já viveu seu auge no gênero, com novelas que fizeram grande sucesso e chegaram a incomodar a TV Globo.

Há alguns anos, o foco da dramaturgia do SBT tem sido o público infantojuvenil. A aposta da vez é A Caverna Encantada, mas as coisas não vão nada bem. A novela registra média de 3,6 pontos de audiência na Grande São Paulo até o momento, ocupando o posto de maior fracasso entre todas as produções infantis já produzidas pela emissora.

A última novela voltada ao público adulto do canal foi Corações Feridos (2012). Em seguida, veio o remake de Carrossel (2012), marcando o início de uma fase dedicada exclusivamente às tramas para crianças e adolescentes. Nessa nova fase, vieram alguns sucessos, como a segunda versão de Chiquititas (2013) e Cúmplices de um Resgate (2015)

Cúmplices de Um Resgate e Carinha de Anjo Divulgação/SBT
Cúmplices de Um Resgate e Carinha de Anjo

Segundo informações da Folha de S.Paulo, diante da atual crise no formato, o SBT estuda mudar os rumos de sua dramaturgia. A ideia é apostar em novelas leves voltadas ao público adulto, mas com um tom familiar – algo próximo das comédias românticas. A decisão reflete o reconhecimento de que o interesse por produções infantis diminuiu significativamente.

O auge da teledramaturgia do SBT ocorreu entre as décadas de 1990 e 2010, com picos de audiência que hoje são difíceis de repetir. E, para a surpresa de muitos, a novela de maior sucesso do canal neste século não é uma trama infantil, mas sim a história de uma jovem determinada a correr atrás de seus sonhos.

A novela de maior audiência do SBT neste século

Com média geral de 16,6 pontos de audiência, a novela de maior sucesso do SBT no século 21 é Pícara Sonhadora! Pode ser que você não se lembre dela – ou talvez nunca tenha ouvido falar –, já que foi exibida em 2001. No entanto, o remake da obra mexicana La Pícara Soñadora, adaptado por Henrique Zambelli, marcou a primeira parceria entre a Televisa e SBT.

A trama acompanha Mila (Bianca Rinaldi), uma jovem que acaba de chegar a São Paulo e consegue um emprego na seção de brinquedos das Lojas Soles. Sem ter onde morar, ela passa a viver com seu tio Camilo (Serafim Gonzalez), que trabalha como vigia noturno e reside em um pequeno quarto no último andar do estabelecimento.

Para sobreviver, começa a pegar "emprestado" alguns itens do local, sempre registrando tudo em seu caderninho com a promessa de que irá pagar quando se formar em Direito e alcançar seu sonho de se tornar uma advogada de sucesso.

Divulgação/SBT

Do outro lado da história está Alfredo Rockfield (Petrônio Gontijo), herdeiro do grupo Soles e noivo de Giovanna (Vanessa Vholker). Em uma visita à loja da família pela priemria vez, ele conhece Mila e se apaixona perdidamente. Sem revelar sua verdadeira identidade, Alfredo arma um plano para trabalhar na Soles e, assim, se aproximar da jovem.

Além dos protagonistas, o elenco contou com nomes como Giselle Itié, Carmo Dalla Vecchia, Norma Blum, Karina Bacchi, Serafim Gonzalez e Rubens Caribé.

Pícara Sonhadora
Pícara Sonhadora
Data de lançamento 2001-08-27
Séries : Pícara Sonhadora
Com Bianca Rinaldi, Petrônio Gontijo, Carlo Briani
Usuários
3,1

A trama cativante conquistou o público e, não à toa, foi reprisada três vezes, em 2004, 2012 e 2023, sendo bem recebida em todas as ocasiões. Após tanto sucesso, o folhetim também foi disponibilizado na plataforma de streaming +SBT.

facebook Tweet
Links relacionados