Embora o fato de muitos fãs terem ficado insatisfeitos com o final da série possa ter prejudicado um pouco a reputação de Game of Thrones, o Casamento Vermelho continua sendo uma das cenas mais impressionantes da história da televisão, deixando milhões de espectadores completamente chocados. Afinal, no nono episódio da terceira temporada, GoT não apenas removeu brutalmente dois de seus personagens principais, mas também destruiu qualquer esperança de que o Norte pudesse realmente colocar os Lannisters em seu devido lugar.
Uma pessoa não ficou nem um pouco surpresa com as reações: George R.R. Martin, autor da saga de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, na qual a bem-sucedida série de fantasia é baseada. Afinal, ele já havia recebido uma reação semelhante de seus leitores após a publicação de “A Tormenta de Espadas” – o romance em que Martin colocou o Casamento Vermelho no papel pela primeira vez.
Game of Thrones esqueceu um de seus filhos durante a grande profecia de Cersei e nunca mais falou sobre issoEmbora não existissem redes sociais em 2000, a indignação geral sobre o assassinato de Robb e Catelyn Stark não deixou Martin ileso. O escritor revelou isso em uma entrevista à Entertainment Weekly logo após a primeira transmissão do episódio – mas ao mesmo tempo explicou sua decisão:
“Gosto que minha ficção seja imprevisível”, diz Martin. “Gosto quando há muita tensão. Matei Ned no primeiro livro, e isso chocou muita gente. Matei Ned justamente porque todos achavam que ele era o herói, que ele naturalmente se meteria em encrencas, mas de alguma forma descobriria como se livrar delas. A consequência óbvia [da morte de Ned] seria que seu filho mais velho se rebelaria e vingaria o pai. Todos esperavam isso. Então [matar Robb] foi imediatamente a próxima coisa que eu tive que fazer."
"A cena mais difícil que já tive que escrever."

Martin, portanto, dá grande importância à imprevisibilidade em seus livros e a regularmente inverter as expectativas de seus leitores. No entanto, isso não significa que a decisão de remover dois personagens tão importantes do romance de uma forma tão horrível tenha sido fácil:
“Essa foi a cena mais difícil que já tive que escrever”, admite o autor. "Ocupava dois terços do livro, mas eu o pulei no começo. Então, o livro inteiro estava terminado, mas aquele capítulo ainda estava faltando. Então eu o escrevi. Foi como assassinar dois dos meus filhos."

Ele mudaria alguma coisa hoje? “Não me arrependo”, esclarece Martin. "É provavelmente a cena mais poderosa dos livros. Perdi alguns leitores, mas ganhei muitos novos."
As oito temporadas de Game of Thrones estão disponíveis na Max.