O Eternauta conquistou o público e se tornou um dos maiores destaques do streaming em 2025, até agora. A série argentina de ficção científica tem um elenco cativante, uma produção sofisticada e uma trama instigante que deixaram os assinantes da Netflix presos na trama até o último segundo, culminando em um final aberto que chocou muita gente.
Originalmente publicadas no final dos anos 50 na revista Hora Cero Semanal, as tirinhas de Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López se transformaram no maior investimento da Netflix em uma obra feita na Argentina — uma aposta certeira para o streaming, aparentemente, uma vez que ela já foi renovada para a 2ª temporada e acumula 92% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O que acontece com Juan Salvo no final de O Eternauta?
Netflix
Atenção! A matéria contém spoilers do final de O Eternauta a partir deste ponto.
O sexto e último episódio da 1ª temporada de O Eternauta revela muitos mistérios que foram plantados anteriormente e abre outras pontas que serão respondidas futuramente. Tudo se concentra, aparentemente, no Estádio Monumental, onde os sobreviventes capturados pelos bichos sofrem lavagem cerebral e são controlados mentalmente para formar um exército.
Ao se deparar com a imagem da multidão de humanos hipnotizados enquanto trabalham lado a lado com os bichos. Lá, Juan Salvo (Ricardo Darín) tira três conclusões importantíssimas: a primeira é que as imagens que vinham atormentando sua mente desde o início da nevasca não se tratavam de memórias da Guerra das Malvinas, mas sim alguma forma de premonição ou visões daquele mesmo momento. Tanto que ele percebe que já reconhecia o maquinista do trem porque já tinha passado por aquela mesma experiência antes, vivendo o passado, o presente e o futuro ao mesmo tempo.
Em seguida, ao seguir a origem da luz macabra e o fluxo de pessoas no estádio, ele identifica que todos estavam sendo guiados até uma criatura alienígena que controla tudo e todos — humanos e bichos. Ainda não sabemos como o inimigo será desenvolvido na série, mas nos quadrinhos ele é apresentado como "Las Manos" (As Mãos, em português) por conta de seus muitos dedos.
Por último, a revelação mais impactante é justamente o que Juan temia o tempo todo: sua filha Clara (Mora Fisz) também está sob o controle dos extraterrestres. Isso significa que não só ela, mas muitas das pessoas ao seu redor tinham as mentes contaminadas, elevando substancialmente os riscos.
Ainda não há previsão de estreia para a 2ª temporada de O Eternauta.