Em 1994, enquanto você assistia A Viagem pela primeira vez, muita coisa também acontecia naquele ano. O Brasil batia recordes de lançamentos de filmes desde a retomada do cinema nacional, e várias músicas grudavam na cabeça e tocavam repetidamente nos CDs.
Agora, com o retorno de A Viagem ao Vale A Pena Ver De Novo, bate aquela saudade e a curiosidade de lembrar como tudo era há 31 anos. Por isso, prepare-se para embarcar em uma viagem nostálgica com o AdoroCinema e relembrar – ou descobrir, se você for da nova geração – tudo o que rolou de bom na época em que a novela passou na Globo!
A história de A Viagem
A Viagem, de Ivani Ribeiro, é uma novela que conduz o público por uma jornada intensa, misturando drama, romance e espiritualidade. Um dos maiores sucessos da história da TV Globo, a trama retorna como parte das comemorações dos 60 anos da emissora.
A história gira em torno de Alexandre Toledo (Guilherme Fontes), um jovem de classe média, dependente de drogas e álcool. Após ser flagrado durante um assalto, Alexandre mata o homem que o surpreendeu e tenta fugir. No entanto, acaba sendo entregue à polícia pelo próprio irmão, Raul (Miguel Falabella), e pelo cunhado, Téo (Maurício Mattar).
Divulgação/Globo
A irmã de Alexandre, Diná (Christiane Torloni), faz de tudo para defendê-lo. Ela recorre ao advogado Otávio Jordão (Antônio Fagundes), mas descobre que ele, na verdade, está determinado a condenar Alexandre - já que a vítima do crime era seu melhor amigo.
"Ele mentiu para mim": Há mais de 30 anos, Christiane Torloni foi iludida – mas a farsa rendeu um dos maiores papéis de sua carreira!Condenado e preso, Alexandre, incapaz de suportar a pena de mais de 20 anos, resolve tirar a própria vida. No Vale dos Suicidas, ele jura vingança e retorna como espírito para assombrar aqueles que considera responsáveis por seu destino.
Agora que você já relembrou a trama, que tal descobrir o que mais estava acontecendo em 1994?
Quais músicas bombavam em 1994?
Reprodução/Youtube
Enquanto você via o espírito atormentado de Alexandre em A Viagem, muitos hits embalavam o Brasil. O ano de 1994 foi marcado por diversos lançamentos musicais, e uma das faixas mais tocadas nas rádios foi Essa Tal Liberdade, do Só Pra Contrariar. O romantismo também invadiu o reggae do Cidade Negra com o sucesso Onde Você Mora?.
E os brasileiros realmente estavam muito apaixonados: outro hit memorável daquele ano foi Solidão Que Nada, do segundo álbum ao vivo do Kid Abelha. Já Eu Só Penso em Você, parceria de Zezé Di Camargo & Luciano com Willie Nelson, também não saiu das paradas!
Outro lançamento que sacudiu a música brasileira foi o segundo álbum do Skank, Calango, que emplacou uma série de hits, como Pacato Cidadão, Esmola e Jackie Tequila.
E os sucessos internacionais? Em 1994, quem dominou o cenário foi Toni Braxton, com Breathe Again. Também ouvimos muito Linger, clássico do The Cranberries relançado naquele ano, I’ll Make Love to You, do Boyz II Men, I Swear, do grupo de R&B All-4-One e The Power of Love, na voz de Celine Dion.
Quais filmes eram sucesso há 31 anos?
Divulgação/Walt Disney Pictures
Muitos dos filmes lançados em 1994 são queridinhos até hoje. O Rei Leão, por exemplo, foi um sucesso absoluto nos cinemas brasileiros e emocionou o público com a história de Simba e Mufasa. Foi a animação de maior bilheteria até ser superada por Procurando Nemo (2003).
Também foi um ótimo ano para os filmes de ação: Velocidade Máxima, estrelado por Keanu Reeves e a diva Sandra Bullock, conquistou o público, assim como True Lies, com Arnold Schwarzenegger – o primeiro longa a custar mais de 100 milhões de dólares.
Outros destaques de 1994 incluem Entrevista com o Vampiro, Forrest Gump e Quatro Casamentos e um Funeral, além de Priscilla, a Rainha do Deserto e duas comédias estreladas por Jim Carrey: O Máskara e Debi & Loide – Dois Idiotas em Apuros.
Já o cinema nacional, após um período de crise, vivia uma nova fase. Um dos filmes mais marcantes de 1994 foi Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati. Também se destacou Veja Esta Canção, de Cacá Diegues, coproduzido pela TV Cultura.
Quais novelas marcaram 1994?
Divulgação/TV Globo
Além de A Viagem e de sua substituta, Quatro por Quatro, naquele ano os noveleiros puderam acompanhar outras produções memoráveis da TV Globo. Uma delas foi Tropicaliente que encantou a todos com sua temática praiana e paisagens do Ceará – mesmo sendo icônica, não alcançou o título de melhor novela das 18h.
Já no horário nobre, Pátria Minha assumiu a faixa das 20h no lugar de Fera Ferida. Estrelada por Vera Fischer, Cláudia Abreu, Tarcísio Meira e grande elenco, a trama ficou marcada não apenas pela história, mas também pelas polêmicas nos bastidores, que acabaram influenciando o rumo da novela de Gilberto Braga.
Fora da Globo, o SBT também brilhou com o remake de Éramos Seis, considerada até hoje uma das melhores novelas já produzidas pela emissora.
1994: o ano do tetracampeonato!
No mundo dos esportes, 1994 foi um ano inesquecível para o Brasil. A seleção conquistou o tetracampeonato na Copa do Mundo, nos EUA, encerrando um jejum de 24 anos sem um título mundial. Como esquecer Galvão Bueno gritando “É tetra! É tetra!” ao lado de Pelé?
Infelizmente, também foi o ano da trágica morte de Ayrton Senna, durante o GP de San Marino. A perda abalou profundamente não apenas os fãs brasileiros, mas o mundo inteiro.
No campo da tecnologia, a internet comercial começava a se popularizar, e a Sony lançou o PlayStation no Japão - um marco histórico para o universo dos games.
No cenário internacional, 1994 também foi marcado pelo casamento de Michael Jackson com Lisa Marie Presley, o polêmico caso O.J. Simpson e a morte de Kurt Cobain.
A Viagem estreia em 12 de maio no Vale a Pena Ver de Novo, com exibição de segunda a sexta-feira, a partir das 17h15 (horário de Brasília).Além disso, todos os capítulos da novela também estão disponíveis para assinantes do Globoplay.