Em abril, uma nova temporada de animes começou. Mas a verdade é que com a enxurrada de séries que temos em diferentes plataformas, fica um pouco complicado acompanhar todas – e às vezes algumas se perdem nas listas de lançamentos.
Uma dessas "vítimas" é O Nascer da Lua, um anime original do Wit Studio anunciado em 2022. A série chegou à Netflix em 10 de abril e, apesar do elenco estelar, a plataforma fez o mínimo para promovê-la – e um de seus produtores não está nada feliz com a situação.
Você não pode remar apenas de um lado
Nos últimos anos, o Wit Studio construiu sua reputação graças às primeiras temporadas de Attack on Titan, Ranking of Kings e Spy x Family (com a CloverWorks). Eles também estão trabalhando em um remake de One Piece para a Netflix e, nem preciso dizer, são um daqueles estúdios que vale a pena ficar de olho.

O Nascer da Lua é seu novo anime original, e tem uma equipe tremenda: Masashi Koizuka, diretor de Attack on Titan; história original de Tow Ubukata, roteirista principal de Psycho-Pass; e design de personagens de Hiromu Arawaka, autora de Fullmetal Alchemist. Mas muitos sequer perceberam que ela existe, e o produtor Ryoma Kawamura recorreu às redes sociais para falar sobre isso.
"Por favor, eu imploro. Promova-a como deve ser! Não consigo fazer isso sozinho!" Kawamura escreveu em sua conta no X (ex-Twitter). "Sério, estou pedindo. [A série] está completamente soterrada. Netflix, é hora de mostrar seu poder ao mundo."
E a verdade é que, embora a Netflix tenha promovido O Nascer da Lua um pouco mais quando o lançamento se aproximou, ela vinha compartilhando as postagens do Wit Studio sem se envolver muito além de simples lembretes.

Desde o anúncio do anime em 2022, a Netflix quase não lançou material promocional. Até um mês atrás, não sabíamos nem quando o lançamento aconteceria ou se haveria alguma atualização importante, e parece que o fardo de anunciá-lo e conscientizar seu público potencial recaiu sobre o próprio estúdio. As coisas chegaram a um ponto em que até o Wit Studio arregaçou as mangas para criar materiais promocionais – algo bastante incomum e que deveria ser responsabilidade da equipe de marketing do distribuidor.
"Criamos o vídeo promocional pela primeira vez", disse Kawamura em outra postagem. "Junto com [o diretor] Yasuhiro Akamatsu, não tínhamos ideia do que estávamos fazendo no início, mas acertamos depois de consultar várias pessoas ao longo do caminho. Pessoas que fazem vários vídeos por ano com cronogramas apertados são incríveis."
Não é, claro, a primeira vez que a Netflix lança séries quase "às escondidas", adicionando-as ao catálogo sem se preocupar se elas atingirão seu público-alvo. E então, quando descobrimos (para a surpresa de ninguém) que elas não são um sucesso instantâneo com milhões de visualizações, é hora de partir para o cancelamento.
O Nascer da Lua já está na Netflix.