Em 6 de abril de 2025, a série prequela de Yellowstone, estrelada por Harrison Ford e Helen Mirren, não deixou os fãs da série indiferentes nos Estados Unidos. Neste dia, o final da 2ª temporada da série, um episódio de duas horas intitulado A Dream and A Memory (2x07), chegou ao Paramount+.
Desenvolvida por Taylor Sheridan como uma das séries prequelas da aclamada ficção western protagonizada por Kevin Costner e por sua vez sequência de 1883, 1923 nos apresentava outra geração da família Dutton, com um pano de fundo marcado pela Lei Seca, a seca e os primeiros anos da Grande Depressão antes da quebra de 29. Neste contexto histórico, Cara (Helen Mirren) e Jacob (Harrison Ford) Dutton vivem no rancho junto com seus sobrinhos e tentam defender sua sobrevivência com unhas e dentes enquanto lidam com diversos conflitos familiares.
A recepção de 1923 em sua estreia em 2022 foi tão boa que a série tem a honra de ser a ficção dentro do universo Yellowstone mais bem avaliada pela crítica, então a temporada 2 era uma das estreias mais esperadas de 2025.
Sete episódios explosivos nos quais o confronto dos Dutton contra os homens de Banner levou a ação a outro nível até um desfecho que Taylor Sheridan quis despedir quase como um longa-metragem.

No entanto, as decisões de Sheridan para despedir os personagens não foram recebidas por todos da mesma forma. Enquanto alguns espectadores apontaram o final da temporada 2 de 1923 como uma "obra-prima" e o descrevem como "espetacular" ou "incrível", podem-se ler muitas reclamações online de espectadores que lamentam como o criador encerrou esta etapa do universo western.
Não vamos revelar detalhes sobre o que acontece no final, mas, se você não quer saber nada, é melhor parar de ler agora.
"O final de 1923 é um dos finais de série mais estúpidos que foram levados à tela em muito tempo", sentencia um usuário em um tópico do Reddit que está gerando grande interação.
"Você passa duas temporadas preparando esta longa e interminável batalha que está por vir, e são uns três minutos de ação na tela", argumenta o usuário lamentando que o desfecho não esteve à altura. A opinião acumulou quase mil avaliações positivas em menos de 24 horas da exibição do desfecho.
"O final da segunda temporada de 1923 foi exatamente o que eu esperava", diz, no entanto, a crítica do episódio publicada pelo ScreenRant. "Isso não quer dizer que os acontecimentos da série não me surpreenderam, mas senti que seguiam um caminho lógico segundo o que vimos ao longo da temporada".
Da mesma forma, a rede social X está cheia de reações que transitam entre a decepção e a consideração de que é um dos melhores finais da televisão, embora todos concordem que é absolutamente desanimador, então é melhor se preparar:



Talvez houvesse esperança de reparar o impacto com uma nova leva de episódios, mas segundo o próprio Sheridan este é o final definitivo da série e não haverá 3ª temporada.