Titus Makin (Glee, Pretty Little Liars) é um dos três novatos iniciais em The Rookie. Desde o início, seu personagem, Jackson West, foi o coração da série e ficamos maravilhados com sua transformação de um novato inseguro em um policial confiante.
Após a segunda temporada, o ator queria deixar a série, a menos que The Rookie finalmente abordasse o racismo dentro da força policial. Após a segunda temporada, Titus Makin não conseguiu mais ignorar o assunto.

Muito antes de The Rookie começar, Titus Makin já sentia remorso por ter assumido o papel. Quando criança e adolescente, os policiais não eram seus "amigos e ajudantes", mas uma séria ameaça, como ele explicou em uma entrevista à EW: "Tudo começou quando chegou a hora de decidir se eu interpretaria o papel [em The Rookie]. Foi uma luta interna por causa de onde eu vim e como eu via a polícia enquanto crescia. Eu estava pensando: "Cara, as pessoas vão pensar que sou da Equipe Policial"."
Nas duas primeiras temporadas, The Rookie não abordou a brutalidade policial e o racismo dentro da força policial. Que este é um problema sério, é um fato, especialmente nos EUA, e isso vem muito antes do assassinato do cidadão negro americano George Floyd pela polícia em 2020.
Estúdios e artistas de Hollywood apoiam movimentos antirracistasO trabalho do ator na terceira temporada de The Rookie começou logo após a morte de George Floyd, quando o movimento Black Lives Matter estava maior do que nunca. Isso também deu a Makin a confiança necessária para lutar por uma melhor representação do racismo na série policial em seu local de trabalho.
"Com tudo o que estava acontecendo e o que estávamos vendo na mídia, George Floyd, Breonna Taylor, tudo o que estava acontecendo. Foi quando finalmente encontrei a voz que muitas pessoas encontraram. [...] Eu nunca disse nada antes. Eu tinha medo de chatear as pessoas."
Titus Makin contribuiu com suas ideias e mudou The Rookie

O ator acordou um dia, viu a notícia e soube: "Não aguento mais isso". Ele não podia mais estrelar uma série policial que não abordasse o fato de que ele era um policial negro. Makin já havia se resignado a deixar o The Rookie se necessário. Se o showrunner Alexi Hawley não tivesse ouvido suas sugestões, ele teria descartado a série após a segunda temporada:
Eu disse: 'Se você quiser me dispensar, ficarei feliz em aceitar. Eu preferiria ser eliminado do que continuar ignorando a realidade da série e não conseguir contar a história.'
Hawley aceitou as sugestões de Makin, o que fez a terceira temporada parecer muito mais realista e pé no chão. O personagem de Makin, Jackson West, tem que enfrentar seu chefe racista Doug Stanton, interpretado pelo ex-ator do Superman, Brandon Routh. O racismo cotidiano, a violência policial e as prisões por motivos raciais são mostrados a partir de sua perspectiva.
Makin nunca explicou oficialmente por que deixou a série policial após a terceira temporada, mas a morte de seu personagem é um ponto baixo em The Rookie, mesmo depois de 7 temporadas.
Após sua saída, o ator e dançarino apareceu em alguns curtas e longas-metragens. Infelizmente, o grande papel não se materializou desde a série. Se quiser ver a atuação de Makin como Jackson West, você pode assistir a série no Prime Video.