Se falamos de grandes animes de ficção científica, rapidamente podem vir à mente Akira, Ghost in the Shell ou Neon Genesis Evangelion. Mas houve outras séries recentes do gênero a serem consideradas, como é o caso de 86 Eighty-Six.
A série estreou em 2021 e é baseada no trabalho de Asato Asato. A história se passa em uma guerra interminável entre a República de San Magnolia e o Império Giadiano, utilizando drones autônomos para evitar baixas.
No entanto, a impactante realidade é que estes drones só são considerados "autônomos" porque membros de um grupo oprimido, conhecidos como os 86, os pilotam. Suas vidas não importam aos olhos do exército da República, mas isso começa a mudar quando Vladilena Milizé se torna a líder do esquadrão Spearhead, liderado pelo infame Undertaker.
86 Eighty-Six não é sombria apenas pela discriminação de San Magnolia ante o sacrifício de civis inocentes, a maioria crianças, na guerra, mas também pela trajetória pessoal do personagem Shinei Nozen.

Shinei é excepcional no campo de batalha, sendo o único sobrevivente de todos os esquadrões dos quais participou. Infelizmente, isso o leva a desenvolver um profundo sentimento de culpa pela sobrevivência, que se agrava quando ele tem a capacidade de ouvir as vozes de seus camaradas caídos cada vez que são enviados a uma missão.
86 Eight-Six possui uma temporada de 23 episódios, com altas possibilidades de voltar em algum momento com uma 2ª temporada. Lembre-se que você pode assistir ao anime no Crunchyroll Brasil.
*Conteúdo Global do AdoroCinema