Disponível em solos brasileiros pelo Disney+, Uma Mente Excepcional é uma das séries mais assistidas da plataforma e também uma das mais bem avaliadas entre as ficções de canais abertos nos Estados Unidos.
Não é por acaso: a produção estrelada por Kaitlin Olson é perfeita para quem ama conteúdos criminais, mas não dispensa uma boa dramédia. O currículo da atriz, conhecida por It's Always Sunny in Philadelphia e Hacks, foi essencial para equilibrar a história de High Potential — título original da série.
A trama segue Morgan (Kaitlin Olson), uma mãe solteira de três filhos que trabalha como faxineira no Departamento de Polícia de Los Angeles. Apesar de sua rotina simples, ela possui um QI de 160 e uma habilidade excepcional para perceber padrões que escapam à maioria. Após resolver um caso aparentemente insolúvel durante o expediente, Morgan chama a atenção da divisão de Crimes Graves do LAPD e se torna consultora da equipe.
A conexão entre Psych e Uma Mente Excepcional

Com sua temporada completa, Uma Mente Excepcional deixou um final em aberto ao apresentar seu primeiro vilão recorrente: um sequestrador serial killer anônimo, onde seu método criminal inclui criar jogos e quebra-cabeças para suas vítimas. Esse estilo lembra a icônica Sra. Yang (Ally Sheedy) de Psych, conhecida por seus enigmas complexos.
Quem já maratonou praticamente todas as séries de drama policial talvez tenha percebido a semelhança entre Uma Mente Excepcional e Psych, série de 2007. Com 94% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, Psych foi um grande sucesso nos Estados Unidos e traz uma premissa parecida com a de High Potential.
Em Psych, James Roday Rodriguez interpreta Shawn Spencer, que possui um poder extraordinário de observação e o utiliza para resolver um caso em que foi acusado injustamente. Mas, ao contrário da produção atual, ele tem um suposto poder psíquico. Quando consegue provar sua inocência, é contratado pela polícia para solucionar crimes.
Para quem gostou de Adolescência da Netflix: Um filme difícil que te deixa à flor da pele, disponível no streamingEssas coincidências podem não ser apenas um acaso: James Roday Rodriguez assinou a direção dos últimos episódios de Uma Mente Excepcional e também comandou alguns dos melhores episódios de Psych. Não é difícil concluir que ele domina o estilo único de procedimentos policiais. Além disso, Rodriguez foi peça-chave na onda de reviver o formato clássico de "caso da semana" nas produções criminais.
Se a série estrelada por Kaitlin Olson realmente se tornar o próximo grande sucesso do gênero, certamente abraçará essa posição com estilo — seja homenageando produções anteriores, escondendo referências para os fãs caçarem ou até trazendo participações especiais surpreendentes.
As oito temporadas de Psych estão disponíveis na Netflix, enquanto a primeira parte de Uma Mente Excepcional está completa no Disney+.