Com o capítulo final de Dragon Ball DAIMA, nos despedimos da aventura de Goku e companhia no Reino Demoníaco. Viajamos entre os três mundos e assistimos empolgados enquanto o grupo enfrentou todos os tipos de inimigos para reunir as Esferas do Dragão, e Gomah se mostrou um osso duro de roer.
Atenção! O texto a seguir contém spoilers do Capítulo 19 de Dragon Ball Daima.
Já era inevitável
O capítulo 19 de Dragon Ball DAIMA foi repleto de ação e o momento que estávamos esperando: Goku, Vegeta, Piccolo e companhia finalmente recuperaram suas formas adultas. Então, com toda a sua energia de volta, eles estavam prontos para o combate sem limitações.
Mesmo assim, Gomah ainda estava totalmente poderoso graças ao Terceiro Olho Maligno, então nem mesmo Vegeta em sua forma Super Saiyajin 3 conseguiu derrotá-lo. Mas parece que finalmente vemos uma mudança nas coisas com a transformação de Goku em Super Saiyajin 4.
toei
Legal! Incrível! Finalmente canônico! O problema é que essa transformação acontece no capítulo anterior, com Goku ainda sendo uma criança. E depois de um momento de entusiasmo e uma briga que não levou a lugar nenhum, não há como espantar a sensação de que o que deveria ter sido a grande surpresa de unir DAIMA e Dragon Ball GT se perdeu no caminho.
Embora seja incrível que o Super Saiyajin 4 esteja de volta e tenha sido introduzido no cânone dessa forma, parece um erro apresentá-lo tão cedo. E, em vez disso, DAIMA deveria ter guardado a grande surpresa para o capítulo 19, com Goku já adulto, e nos dado aquele momento mais emocional de "tudo está perdido" que tivemos no capítulo 18, onde a transformação em Super Saiyajin 4 teria significado algo.
Mesmo que a transformação de Goku também tenha dependido de Neva, com o Namekuseijin dando-lhe um pequeno empurrão. Já o tendo visto em sua forma infantil, esperávamos que o Super Saiyajin 4 aparecesse a qualquer momento com o Goku adulto (e isso quase deixa a sensação de que o vimos criança só para a Toei lançar uma action figure extra e mais skins nos videogames).
Principalmente porque o ritmo desses últimos episódios foi rápido e não sentimos que os riscos eram muito altos. Então, talvez se Dragon Ball DAIMA tivesse se contido um pouco mais no Super Saiyajin 4 (ou tivesse devolvido Goku à sua forma adulta um pouco mais cedo), a surpresa teria deixado um gosto um pouco menos agridoce.