Há um ano, uma das séries médicas mais celebradas dos últimos tempos dava adeus à televisão após sete anos no ar. The Good Doctor exibiu sua sétima e última temporada durante o primeiro semestre de 2024, fazendo jus à jornada repleta de casos surpreendentes e dramas pessoais do Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore) e seus companheiros de plantão.
Apesar de reunir fãs ao redor do mundo, em especial no Brasil, e uma audiência significativa para o canal ABC, a ficção médica foi uma das prejudicadas pela greve dos atores e roteiristas de Hollywood em 2023, o que tornou a decisão de encerrar o programa ainda mais agridoce.

Na época, em entrevista para o Deadline, Craig Erwich, presidente do Grupo de Televisão Disney, comentou sobre as escolhas da emissora que afetaram o fim de The Good Doctor e outras séries queridas do público.
“Amei trabalhar com David [Shore, criador da série]. Esta é a segunda vez que tenho a honra de trabalhar com ele; estava na Fox quando ele criou House. David reinventou as franquias médicas duas vezes através de personagens icônicos que serão, para sempre, associados com o melhor existe do gênero e da televisão”, disse.
No caso de The Good Doctor, queríamos oferecer a David e sua equipe a oportunidade de escrever um final adequado para esta série que é tão amada pelos espectadores da ABC e por nós. Tem sido uma jornada incrível com Dr. Shaun Murphy. Será uma despedida muito emocionante, e estamos ansiosos por isso
Sobre o fim, o showrunner e produtor David Shore também compartilhou um testemunho emocionado, adiantando que sempre esteve preparado para esse momento. “Anos atrás, quando estava fazendo outro programa, alguém me perguntou: ‘você sabe como a série irá terminar?’. E eu disse ‘sim, sei exatamente como vai terminar. Um dia eu vou receber a ligação da emissora’”, comentou o criador num painel organizado pela Associação de Críticos de Televisão.
“Seja naquele programa, ou nesse [The Good Doctor], tivemos a sorte de planejar o final que queríamos. Esse tem sido um ano esquisito. Fazer apenas 10 episódios é uma infelicidade, mas ter a possibilidade de sair nos nossos termos é uma benção”
Originalmente, a saga de Dr. Shaun terminaria com 13 episódios, mas as incertezas no cronograma televisivo e na produção daquele momento acabaram com a mudança de planos. The Good Doctor contava com Freddie Highmore no papel principal de um médico autista que sonha em se tornar um cirurgião do prestigioso Hospital San Jose St. Bonaventure.

As sete temporadas da série estão disponíveis na íntegra na Globoplay.