A controvérsia que abalou Yellowstone antes da polêmica com Kevin Costner: "Peço que se mantenham afastados deste projeto"
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Taylor Sheridan sempre manteve atores e atrizes nativos para os papéis dos personagens que o eram, mas a ascendência de uma de suas atrizes foi questionada.

Yellowstone chegou ao seu final definitivo no passado mês de dezembro com a estreia da segunda metade de sua 5ª temporada, mas a série neo-western criada por Taylor Sheridan continua ganhando adeptos graças à sua chegada a diferentes plataformas de streaming. Além disso, o universo televisivo criado ao seu redor continua se expandindo e não só sua prequela 1923 terá uma 2ª temporada, como já há vários spin-offs em andamento que completarão a experiência.

Embora Yellowstone continue muito viva através dessas novas séries, o final da série ainda incomoda um pouco alguns de seus seguidores, que lamentam que Sheridan e a estrela da série Kevin Costner não chegaram a um acordo para que o ator continuasse interpretando John Dutton, apesar de sua agenda apertada. Segundo afirmou o diretor de Horizon, sua ideia era que tudo pudesse ser compatível e ele até chegou a falar sobre sete temporadas, mas finalmente a série teve que seguir em frente sem ele e a segunda metade de sua quinta temporada se tornou a reta final.

No entanto, antes de se tornarem públicas as desavenças entre Taylor Sheridan e Kevin Costner, Yellowstone já havia estado no centro de outras controvérsias.

Uma delas relacionada à contratação de Kelsey Asbille para interpretar o personagem de Monica Long Dutton na ficção. A atriz, que já havia interpretado o papel de uma jovem nativa americana no também filme de Taylor Sheridan Terra Selvagem em 2017, voltou a se reunir com o roteirista para a famosa série da Paramount+, na qual interpreta a esposa nativa de Kayce Dutton (Luke Grimes) com quem vive na reserva indígena local.

Paramount

Taylor Sheridan sempre manteve atores e atrizes nativos ou de ascendência nativa para os papéis de personagens nativos, pois isso permitia que tivessem uma maior conexão, mas a ascendência de Kelsey foi questionada por alguns atores nativos americanos, especificamente Adam Beach e Sonny Skyhawk, que argumentaram que Asbille não era nativa americana. Beach chegou até a publicar no Instagram um pedido para que outros atores nativos se mantivessem afastados da série e, embora a publicação agora esteja excluída, o que dizia nela já havia sido registrado por diversos meios.

Fracasso na diversidade. Peço aos meus atores nativos que se mantenham afastados deste projeto. Yellowstone está dizendo ao mundo que não há atrizes nativas capazes de liderar uma série de televisão. A menos que seus tataravós sejam cherokees.

Em um relatório que questionava por que Hollywood não contrata atores indígenas para papéis indígenas, o The New York Times afirmou que Asbille é de "ascendência taiwanesa, britânica e da tribo Cherokee oriental" e que, embora ela não tenha crescido na comunidade indígena, havia afirmado sentir uma "intensa conexão" com seu personagem em Terra Selvagem: "Este papel, mais do que qualquer outro, está no meu sangue".

No entanto, Skyhawk afirmaria que não havia nada oficial que o comprovasse, pois havia perguntado no Escritório de Registro Tribal do país e não havia nenhum registro da atriz e nem prova de que fosse descendente: "O que me surpreendeu foi que tenho muitas atrizes nativas que precisam de trabalho", publicou o BuzzFeed News.

Nem Kelsey Asbille nem Taylor Sheridan quiseram se pronunciar sobre o assunto na época, nem o fizeram depois.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados