“Você não tinha escolha”: O criador de Yellowstone relembra a verdadeira conquista do Oeste, que foi inspiração para a série 1883
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Longe dos clichês hollywoodianos, Taylor Sheridan faz uma análise intransigente da conquista do Oeste como ela realmente aconteceu, conforme mostrado em uma de suas séries de faroeste.

Avaliada em uma média de 4,2 de 5 estrelas pelos leitores do AdoroCinema, a minissérie de faroeste 1883, de Taylor Sheridan, faz parte do universo de Yellowstone. Ela conta a história da chegada da família Dutton aos Estados Unidos e sua árdua jornada pelo país até chegar ao Oregon e depois a Montana, onde estabeleceram seu rancho.

O que talvez nem todos saibam é que 1883 é baseada na história real do país, longe dos clichês inventados pelos estúdios hollywoodianos, que foram os tempos de glória das primeiras décadas do gênero faroeste. Em dez episódios, além de contar a jornada dos Dutton, a minissérie oferece uma nova representação da conquista do Oeste.

Sam Elliott em 1883 Paramount+
Sam Elliott em 1883

Como convidado do podcast PowerfulJRE, Sheridan compartilhou insights sobre como a chegada dos colonos à América do Norte realmente se desenrolou quando chegou a hora de se expandir para o Oeste, e o que orientou a escrita da série. Além de relembrar o massacre dos nativos americanos, o criador, diretor e produtor de 1883 também falou sobre a ignorância dos viajantes:

“[Os colonos] chegaram aos Estados Unidos sem conhecer a língua inglesa, a terra, a água... e você pode ter certeza de que os anúncios [do ‘Novo Mundo’] não mencionavam o fato de que essas terras eram ocupadas por pessoas prontas para matá-lo quando você chegasse lá. Eles não sabiam nada sobre isso até chegarem a Galveston [uma cidade no sul do Texas]. Eles estavam comprando suprimentos e foram questionados se também queriam uma arma. ‘Por que eu precisaria de uma?’ ‘Por causa dos índios.’ ‘E quem são eles?’”

1883
1883
Data de lançamento 2021-12-19
Séries : 1883

Ele continua: “Em toda a trilha do Oregon há marcas [indicando a morte de alguém]. E quanto mais você se aproxima de Wyoming, especialmente de South Pass, Cutoff, há [cada vez mais]. E esses são os que têm um marcador”.

E quem eram essas pessoas que enfrentaram as piores dificuldades para encontrar seu lugar nesse “Novo Mundo”? Sheridan tem uma resposta:

“Quem escolheria viajar para uma propriedade que foi oferecida e que você tinha de administrar sem nada, porque não havia lojas, você tinha que fazer tudo sozinho? Não um ferreiro renomado, nem alguém que morasse em uma bela casa em Maryland ou em outro lugar. Você não tinha escolha. (...) Nenhum europeu veio porque queria aventura: eles vieram porque estavam morrendo de fome. Minha família veio da Irlanda por causa da grande fome irlandesa. Não foi uma escolha, mas uma obrigação.”

Paramount+

Outros ainda chegaram por outros motivos:

“A igreja mórmon trouxe muitas pessoas, mas não tinha dinheiro suficiente para fornecer-lhes carroças cheias, apesar de sua promessa. Então, eles lhes deram carrinhos de mão para puxar até Utah. E de onde quer que fossem, até Ohio, por exemplo, [os colonos] tinham que puxar suas coisas e suas famílias com as mãos.”

“Em um inverno, eles partiram tarde demais, e o frio os pegou. Se você não chegasse a um determinado lugar em Wyoming até 4 de julho (...), certamente ficaria lá. E 25.000 pessoas morreram em um ano.”

Mas o quanto dessa verdade pode ser encontrada em 1883? Para Sheridan, está muito claro: “As circunstâncias são imaginárias, mas as ferramentas e as coisas que você vê... é assim que eles viveram... e é assim que eles morreram”. 1883 está disponível na íntegra na Paramount+.

facebook Tweet
Links relacionados