É a melhor série de todos os tempos, mas há 16 anos uma simples decisão poderia ter arruinado tudo
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Saul Goodman quase não compartilhou das aventuras de Walter White e Jesse Pinkman.

O que Breaking Bad e Better Call Saul têm em comum? É o inefável Jimmy McGill, também conhecido como Saul Goodman, advogado e vigarista nas horas vagas.

Sensacional desde sua primeira aparição na 2ª temporada de Breaking Bad, em 2009, ele continuou se consolidando como um dos grandes trunfos da série, graças à escrita sutil e cuidadosa de seu personagem, seus diálogos incisivos e seu excelente intérprete Bob Odenkirk.

O potencial do protagonista era tanto que Vince Gilligan e Peter Gould decidiram dar a ele sua própria série, contando a história de como ele se tornou Saul Goodman. O resultado: 6 temporadas tão bem-sucedidas quanto as 5 de Breaking Bad.

AMC

No entanto, como aprendemos nas páginas do livro Saul Goodman V. Jimmy McGill: The Complete Critical Companion to Better Call Saul, o advogado interpretado por Odenkirk quase nunca se juntou à aventura de Breaking Bad!

"Nós achamos que ele teria um futuro? Bem, para falar a verdade, enquanto eu escrevia o episódio, fiquei muito nervoso", conta Gould. "Fiquei com medo, preocupado, imaginando que iríamos acabar com a série ao criar um personagem muito estúpido, que estávamos fazendo algo muito grande para uma série que me parecia muito pé no chão."

"Meus medos aumentaram quando recebemos nosso primeiro feedback de um executivo que não vou nomear. Vince Gilligan e eu entramos em uma teleconferência, e esta pergunta simples surgiu: 'Não gostamos deste personagem. Podemos começar de novo e encontrar outro roteiro para este episódio?'"

Diante da situação delicada, foi Gilligan, o criador da série, quem impôs sua visão das coisas, convencido do enorme potencial de Saul Goodman no universo de Breaking Bad.

"Vince disse não. Ele fez um forte argumento para o roteiro e o personagem. E tenho que admitir que as pessoas que estavam na reunião cederam, porque tinham que confiar em Vince. Mas você pode imaginar um universo alternativo onde teríamos que jogar aquele episódio no lixo."

Sem a criatividade de Peter Gould e a firmeza de Vince Gilligan, Breaking Bad teria perdido um de seus melhores personagens e um de seus principais trunfos. Quanto a Better Call Saul, a série obviamente nunca teria existido.

facebook Tweet
Links relacionados